Saiba se planejar no caso de perder o emprego

Nessa crise arrumar trabalho tem sido uma grande batalha para muitas pessoas, no entanto o que fazer quando se trata de uma perda inesperada de emprego? Nesse artigo quero que você saiba se planejar em casos de perder o emprego de maneira inesperada. Portanto continue comigo e veja como lidar com a situação.

É claro que nem sempre estamos na corda bamba para sermos mandados embora, mas o medo tem sido constante na vida dos brasileiros, isso porque o fato de estarmos em um mercado cada vez mais competitivo nos faz acreditar que a qualquer deslize nosso, poderemos perder nosso emprego e dar a vaga a outra pessoa.

Pensar que não é suficiente e viver com medo de ser mandado embora é de fato um fardo bem grande a ser carregado, no entanto se pensarmos com uma mente aberta sobre o assunto é bem provável que pensemos em uma maneira de como se manter até encontrar outro emprego, o que é de fato o que deve ser feito e por esse motivo eu quero dar umas dicas para se livrar desse medo constante e também no caso de realmente perder o emprego. Portanto não deixe de me acompanhar e ver o que você pode estar fazendo.

ideia

Motivos que te deixam com medo de perder o emprego

Ficar pensando em ser mandado embora o tempo todo é sinal de que você está muito dependente do seu emprego. Estar dependente do emprego é normal, afinal essa é sua fonte de renda, no entanto isso começa a ser ruim quando você percebe que não possui nada guardado para se manter sem o trabalho, e isso sim torna as coisas ainda mais desesperadoras.

Falta de planejamento

falta de planejamento

A falta de um plano B faz com que estejamos sempre com medo de nosso plano A falhar e você perder tudo o que temos. Portanto é importante que você tenha em mente do que irá fazer no caso de perder seu emprego e ficar sem ter para onde correr, bom nesse caso o seu plano B, que pode ser vender algum produto ou trabalhar temporariamente com alguma profissão na qual manda bem. O importante é planejar, pois assim o peso será tirado de você.

Má organização

Má organização

A má organização financeira é um dos maiores males que você pode ter, isso porque a tendência de sempre terminar o mês zerado é bem grande e por esse motivo é que surge a importância de ter tudo controlado, para que dessa forma seja visível perceber uma saída no caso de uma demissão inesperada. Portanto deixe todas as suas contas na ponta do lápis e comece a se planejar de forma que você saiba com exatidão do quanto precisa gerar por mês.

Falta de confiança no emprego atual

Falta de confiança no emprego atual

A falta de confiança em si mesmo é um dos maiores problemas de quem vive pensando que será demitido, isso porque atrapalhará de forma brusca até mesmo no próprio trabalho, e pensando dessa forma a falta de confiança faz com que você estacione onde está ao invés de evoluir para onde tem que chegar, ou para até mesmo subir de cargo. Portanto é importante que você se sinta alto confiante na hora de realizar suas tarefas e não fique pensando que se perder esse serviço não encontra outro para substituir.  

Chorar e não agir

Chorar e não agir

Ficar choramingando o tempo todo de que não conseguirá algo para repor o seu emprego, não te ajudará em nada, pelo contrário, fará com que você pare de correr atrás dos seus objetivos e não se prepare para a perda definitiva do emprego. Portanto é importante que você comece a se planejar, por exemplo guardando uma grana para o caso de ter que se manter desempregado por um tempo.

Não buscar por mudanças

mudanças

Um outro fator que leva a pessoa a viver com medo de perder o que tem, é não querer melhorar. É importante que esteja pronto para fazer um novo curso profissionalizante, para que dessa forma você ainda tenha uma profissão no caso de sair do trabalho, além de ser um sustento a não querer trabalhar como empregado. Podendo ser então a chance que você precisa para mudar de vida. Sendo assim, não viva acomodado.

O que fazer no caso de perder o emprego

Neste caso é importante que você não se acomode em esperar acabar o seu seguro desemprego para começar a procurar outra coisa. Muitas pessoas acreditam que precisam utilizar todo o benefício antes de começar a procurar outra coisa, isso porque o seguro desemprego é cortado automaticamente ao entrar em outro emprego. Portanto se você está pensando em sobreviver desse seguro, já está no caminho errado, pois a prioridade é achar outro emprego o mais breve possível.

aquário

Além disso é de suma importância que você esteja se preparando para começar a investir o dinheiro que está recebendo em algo para aumenta-lo ainda mais. Mesmo depois de demitido é importante que você continue trabalhando, nem que seja fazendo algum freelance até arrumar algo certo. O importante é não parar de maneira alguma de trabalhar.

Contudo essas foram as dicas para estar se planejando no caso de estar perdendo o emprego ou estar com medo de perder. Portanto não deixe de estar comentando sua opinião sobre o artigo e deixar as suas sugestões, para que dessa forma o blog cresça ainda mais em conteúdo.

Confira também: Como saber quando é hora de sair do emprego

https://www.agenciamaisvoce.com/entrevista-de-emprego-por-skype/