Saia do estado de apatia e comece a viver melhor

Saiba o que é apatia e como estar saindo desse estado que tem prejudicado a vida de muitas pessoas em relação ao convívio social e até internamente.

A apatia no dicionário significa:

  1. Para os céticos e os estoicos, estado de insensibilidade emocional ou esmaecimento de todos os sentimentos, alcançado mediante o alargamento da compreensão da filosófica.  
  2. Estado de alma não suscetível a comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença.
  3. Psicopatologia

Estado caracterizado por indiferença, ausência de sentimentos, falta de atividade e de interesse.

  • Falta de energia (física e moral), falta de ânimo; abatimento, indolência, moleza.

O que é apatia?

estado de apatia

Como pode perceber a apatia é um estado pelo qual tendemos a demonstrar em nosso dia-a-dia de diversas formas; seja com negligencia, preguiça, procrastinação. Aquelas situações pelas quais empurramos com a barriga, atitudes que tendemos a fugir o tempo todo.

Esse estado de indiferença, incapacidade e incompreensão podem ser tão destrutivos como uma droga, pois a pessoa apática passa por momentos no qual já basicamente não tem animo para nada e tudo o que pode fazer é se trancar em algum lugar e ficar em seu estado de menos entusiasmo.

Uma pessoa apática

Uma pessoa apática possui a crença que nada pode mudar o passado e que a vida é a consequência, de fato pensar assim não soa tão errado, porém o fato de não abandonar seus erros do passado é tão difícil de se desprender e acaba sufocando tanto a ponto de uma pessoa apática querer tentar um suicídio.

Pode-se dizer que estado é apatia não permite qualquer realização mental, deixando então a pessoa em um estado de vazio o que leva a uma depressão e possivelmente a tentativa de um suicídio.

Além de não conseguir realizar basicamente nada, por se esconder atrás do ‘’eu não consigo’’ o que o mantem preso para realizações.

Como se desprender do estado de apatia?

Sair desse estado não é uma tarefa fácil se não houver empenho por parte de quem sofre com isso. Acontece que a apatia é um estado pelo qual a própria pessoa apática necessita basicamente sozinha se desprender e encontrar a melhor saída.

Portanto é muito importante que a pessoa apática comece a sair de sua zona de ‘’refúgio mental’’ e começar a perceber que tudo na vida é tentativa de erro e acerto.

Abandonar a crença de que não consegue pode ser difícil, mas é certo que só se consegue tentando e por esse motivo é que a tentativa deve começar agora e é claro sem medo de errar que por sinal também é normal.

É importante ter a consciência de que tudo aquilo que diz não conseguir é porque na realidade você simplesmente não quer fazer.

Portanto é importante saber que devemos separar o ‘’eu não sei’’ do ‘’eu não quero’’. Pois somente assim podemos nos ver capazes de realizar tudo dependendo da nossa vontade.

Como mudar nossa opinião

Uma frase famosa de Walt Disney dizia: ‘’o que você pode sonhar, você pode realizar’’. Essa frase para um bom entendedor refere-se ao fato de que tudo é possível desde que você execute passo a passo, sem querer chegar ao topo rapidamente.  

Para vencer é necessário sair dessa caixinha na qual se sente isolado e comece a ver possibilidades no lado de fora, é importante ter sempre em mente tudo acontece na base do sacrifício e da força de vontade por tanto não espere que vá conseguir realizações sem esforço.

Aproveite para ler Frases de pessoas que venceram na vida.

Comece a observar as coisas que você tem apatia:

Sempre que sentir desanimo em uma área da sua vida, anote.

Essa anotação será acompanhada de outras situações pelas quais sentiu desanimo e a partir disso é a hora de começar a mudar.

Você fará isso anotando o porquê se sente desanimado com tal situação e começar a reverter o quadro de não conseguir com eu vou tentar encontrar razoes do porque não gosto de tal coisa também é uma maneira de se desprender.

Vencendo a luta contra a apatia

vencendo a apatia

Depois de tentar, você verá o quão fácil é tal tarefa e essa primeira etapa já lhe trará animo para continuar tentando até por fim conseguir.

Então sempre procure tentar algo, mas ainda com os pés no chão para que uma não realização acabe se tornando um motivo para não tentar mais.

Por fim, a dica que quero passar é; comece, sem medo de tentar ou de cometer erros pois é muito importante sair da sua zona de conforto e se esforçar para realizar a real felicidade e por esse motivo, continue a nadar sempre!