Quer realizar o sonho de escrever um livro? Veja!

Algumas pessoas carregam o sonho de escrever um livro, mas, não sabem por onde começar, dessa forma, aqui daremos dicas de como você pode estar realizando esse projeto e posteriormente estar lançando seu livro, seja ele independente ou não!



As dicas a seguir são informações colhidas de um escritor, portanto, todas as dicas são de muito valor e irão agregar muito em sua trajetória como escritor!

Confira a seguir os tópicos!

Para escrever um livro, leia diariamente outros livros!

É de muita importância que o escritor seja também um bom leitor, dessa forma, ler faz com que fiquemos com mais criatividade, além de aprendermos palavras novas, imaginar situações, conhecer novos personagens!

O livro é um cinema sem áudio e sem cenas, tudo se cria na mente, os sons podem sim serem ouvidos, contudo, as cenas podem ser sentidas e mais do que isso, podemos também nos apegarmos a histórias que lembraremos a vida inteira!

É bastante comum quando estamos lendo um livro em que estamos bastante empolgados acabar e sentirmos uma falta, uma angustia, assim, pelo simples e intenso fato do livro ter acabado!

É importante ler livros para se inspirar e produzir um livro de alta qualidade também!

Para escrever um livro escolha seu gênero literário

Escolher o gênero literário é essencial, até mesmo porque os próprios leitores procuram livros pelo seu gênero, sendo assim, há pessoas que gostam de ler livros dramáticos outras gostam de livros românticos, por esse motivo é necessário você escolher o gênero literário de seu livro!

Há diversos gêneros literários que você pode estar produzindo, são eles:

  • Poesia ou Gênero Lírico
  • Fábula
  • Drama
  • Romance
  • Teatral
  • Experimental
  • Narrativo

Entre tantos outros gêneros possíveis de serem encontrados na literatura!

Tenha calma

Manter a calma para produzir seu livro é essencial, até mesmo porque é algo totalmente novo e sabemos o quando a ansiedade pode acabar atrapalhando suas produções!

Portanto, tenha tranquilidade, respire, busque fontes inspiradoras, coloque músicas que influenciam a criatividade no momento que for realizar a escrita, em suma, se sinta confortável para escrever seu livro!

Estruture começo, meio e o fim

Todo livro e produção de texto tem começo, meio e fim, portanto, pense como desenvolver o começo do livro, o que de interessante você pode colocar na metade do livro para chamar seu leitor a ficar curioso e pensar em um final em que o leitor queira ler mais livros seu!

Determine um prazo de entrega é importante para escrever um livro

Determinar um prazo de entrega é fundamental para que você não perca o foco do projeto, principalmente se o livro for independente, dessa forma, seu foco deverá ser maior!

Focar no projeto exige bastante determinação, entretanto, quando for realizar sua produção de texto, dê prioridade a um horário do seu dia!

Priorizar o projeto é essencial, além do prazo é necessário ter prioridades!

Faça uma quantidade de produção de texto diariamente

As produções de texto devem ser intensas, estipule uma quantidade de produção de texto e comece a fazê-las, contudo, não importa quantas vezes você errar, quantas acertar, o que importa é produzir!

Contudo, se o texto estiver estruturado, as ideias estiverem organizadas, as chances de erros serão bem menores, lembrando que errar é algo totalmente normal e essencial!

Muitas vezes quanto estamos escrevendo um livro os rumos da história vão ganhando formas que não tínhamos pensado antes, é necessário estruturar antes de fazer a produção, mas, se o livro seguir rumos mais interessantes, deixe o livro falar por você!

Simplesmente escreva e sinta a magia das palavras!

Pense na arte do livro, capa e ilustração

Uma ilustração linda chama bastante a atenção do leitor, julgar o livro pela capa não é correto, mas, sabemos o quanto a capa do livro é importante e chamativa no momento em que vamos escolher um livro!

As ilustrações também devem ser bem representativas, além delas darem mais vida a leitura, elas deixam o livro muito mais lindo e didático!

Entre em contato com editoras

Entrar em contato com as editoras seja para procurar divulgação, patrocínio, emprego ou qualquer coisa do tipo, é de suma importância, até mesmo porque você deverá lançar o livro!

Escolha uma editora de confiança. Cuidado com o plagio, é importante que você registre sua obra, infelizmente se você não tem a obra registrada você corre o risco de perdê-la!

Esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas de como é fazer um livro! Desejamos a você muita criatividade e sucesso!

Confira as melhores dicas para tirar qualquer projeto do papel!

Peça online

Santander 5.0

Peça online

Americanas 3.8

Peça online

Nubank 4.9

Peça online

Banco do Brasil 3.3



Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: