Não ter educação financeira é sua culpa

Muitas das vezes tendemos a jogar a culpa em todos sobre os nossos problemas e esquecemos que a maioria das vezes a causa somos nós mesmos. Não ter educação financeira é sua culpa.

Por esse motivo é importante que você esteja preparado para se assumir como o verdadeiro responsável pela sua vida financeira de modo que você possa estar colocando tudo no lugar.

Muitas das vezes possuímos atitudes egoístas somente para podermos jogar a culpa no outro. Você provavelmente conhece uma pessoa que funciona assim; ela gasta rios de dinheiro com supérfluos e em seguida compra algo com um valor simbólico para outra pessoa, depois de fechar o mês percebe que faltou dinheiro, do que ela lembra? Sim do gasto com outra pessoa! Esquece que a culpa acabou sendo dela e jogou a culpa no primeiro que viu passar.

Portanto é importante que estejamos cientes de nosso erro e começar de vez a mudar essa situação para que dessa forma, possamos assumir o controle dos nossos erros e paremos de vez em criar desculpas, por esse motivo veja algumas dicas para que dessa forma você possa estar mudando de hábitos.

Como assumir o controle das nossas dividas 

Saiba como assumir o controle das suas dividas seguindo algumas dicas básicas e pessoais para estar mudando o habito de estar reclamando dos outros sobre suas dívidas e esquecendo sua culpa nas suas finanças:

Pare de reclamar, faz parte da educação financeira

educação financeira

Uma das coisas que tendem a se tornar habito em nossas vidas e nem reparamos é sem dúvidas o fato de começarmos a reclamar. A reclamação é algo que acaba se transformando habitual e tendemos a resolver tudo em base de reclamação. Portanto vigie se você não está se transformando em uma pessoa que tenta escapar de seus erros reclamando de tudo e de todos a sua volta.

Observe os seus gastos

É importante que você esteja vigiando constantemente os seus gastos, pois dessa forma será possível saber qual é o seu gasto real com supérfluos e não jogar a culpa em sua esposa, marido ou filhos e qualquer outra pessoa. Portanto comece a observar a sua volta o que tem sido gasto por sua culpa e o porquê as contas tem se tornado tantas. Dessa forma você não estará fugindo de sua própria conta.

Tenha tudo anotado para sua educação financeira

observação de gastos

É importante que você tenha tudo anotado para não esquecer do que foi gasto. Por fim anote tudo o que você gastar para que dessa forma você não se perca em nenhuma conta que você não esperava. Contudo é importantíssimo anotar até os pequenos gastos para que você possa estar vendo o valor que tudo fica no final do mês e comece a economizar.

Respire fundo para não ser impulsivo

Se você é uma pessoa que gasta muito por impulso é importante que você comece a respirar fundo ao passar por uma loja e querer gastar o que não pode, é importante que você esteja apto a realmente querer mudar hábitos ruins. Portanto olhe-se no espelho e deseje mudanças em sua vida, aproveite o fim de ano próximo e comece a fazer o que é necessário para mudar tudo e começar a sua vida financeira do zero.

O dinheiro é seu, portanto é você que o administra , tenha educação financeira

educação financeira cofre

É importante que você comece a parar de reclamar com o gasto que tem com outras pessoas, pois o dinheiro é seu e se você possui contas é porque você mesmo as fez. Contudo comece a parar de jogar a culpa nas pessoas e entenda que você é o dono de suas finanças e então comece a administrar o seu próprio dinheiro.

Portanto essas dicas foram para que você possa começar a ter um controle maior em sua vida e dessa forma parar de jogar a culpa nas pessoas a sua volta, contudo siga as dicas e seja feliz financeiramente. Contudo não deixe de comentar e dar sugestões para novos posts, para que dessa forma o blog possa estar sempre crescendo em conteúdo.

Confira também: Nome limpo e mesmo assim não consegue crédito? Descubra o porquê!

https://www.agenciamaisvoce.com/veja-algumas-atitudes-que-farao-voce-ter-sucesso-pessoal-e-financeiro/
Rolar para cima