Menstruação rosa: causas e formas de tratamento

Entenda o porquê você está tendo este tipo de sangramento e quais são as possibilidades de ser um alerta de gestação. Menstruação rosa: causas e formas de tratamento.

De fato, quando a menstruação vem irregular, acaba que nos colocando em diversas paranoias, isso porque, quando se trata da nossa saúde basicamente tudo nos deixa sensíveis a crer que há um problema sério por traz disso.

No entanto, não temas, pois nesse artigo eu quero estar te ajudando a identificar quais são as razoes pelas quais sua menstruação tem vindo nessa coloração e quais são as causas e tratamentos para resolver isso o quanto antes possível.

Portanto, me siga e deixa eu te ajudar com essa tua paranoia.

Primeiramente, menstruar rosa é normal?

Basicamente não. Isso porque a menstruação rosa pode significar desde uma simples mudança hormonal à alguma infecção séria de útero.

No entanto, quando há dúvidas e esse tipo de menstruação é frequente, algo que pode ser feito é recorrer a um ginecologista, que fará todo um processo para descobrir quais são as causas que tem mudado a sua menstruação.

Menstruação rosa pode ser

  • Infecção vaginal
  • Lesões na vagina ou no colo do útero
  • Alterações hormonais
  • Início de uma gestação
  • Uso de concepcional via oral

Dúvidas sobre a menstruação rosa

Menstruação rosa e rala

Pode significar sangramento de escape, início de uma gestação, lesões vaginais ou até mesmo infecções. 

Menstruação rosada acompanhada de cólica

É muito importante cogitar a ideia de uma gravidez. Ou também um sangramento de escape devido ao uso frequente da pílula anticoncepcional, o que costuma acontecer com frequência.

Pode ser gravidez?

Sim. O sangramento ralo e rosado, pode ser indicio de uma gestação na fase inicial, que está relativo a nidação – que ocorre na implantação do ovulo fecundado no útero.

Quando se preocupar?

Sempre que ocorrer alguma mudança no fluxo menstrual, é de suma importância, estar encontrando um médico especializado no assunto para estar respondendo suas perguntas.

Isso porque, como dito anteriormente a menstruação rosa pode significar muita coisa.

Qual o melhor tratamento para a menstruação rosa?

A respeito do tratamento que será utilizado para resolver o problema basicamente são vários, por exemplo; mudar a pílula anticoncepcional, acompanhamento da gestação, uso de cremes vaginais com antibióticos e até mesmo alguma cirurgia para tratar a lesão.

No entanto, as recomendações quem estará passando será a do seu ginecologista, o qual estará passando todas as informações necessária sobre qual o melhor tratamento e qual é a causa que tem feito a sua menstruação ficar rosa.

Portanto, jamais dispense uma consulta com um ginecologista.

Segundo os especialistas é muito importante para a saúde da mulher estar com sua rotina ginecológica em dia.

A melhor maneira de se prevenir de doenças, é certamente tendo uma rotina fiel ao médico que são realizadas pelo menos uma vez ao ano, segundo a orientação médica.

Dicas finais

É muito importante que todas as mulheres passem em um ginecologista, tanto para conseguirem um bom anticoncepcional quanto para manterem sua saúde em dia.

Como antes mencionado, a menstruação rosa pode não ter significados preocupantes, como também pode ter relações a problemas sérios.

Por esse motivo, é mais do importante estar verificando todos os seus problemas com o especialista.

Contudo, é de conhecimento geral, que muitas mulheres não se consultam por vergonha de expor seu corpo, no entanto, há duas coisas que você deve sempre pensar:

Primeiramente, o profissional está acostumado a ver isso todos os dias e para ele já é algo natural.

Em segundo lugar, antes mostrar uma vez ao ano, do que mostrar todos os dias em caso de alguma doença séria. 

Portanto, não tenha medo e vergonha de se tratar, antes de qualquer coisa se ame e cuide da sua saúde que é o que mais importa. Aproveite para ler Acne no verão, saiba controlar.