Horta na escola: Quais benefícios para a criança?

Entenda o porquê ter um projeto de horta na escola, pode ajudar muito no desenvolvimento saudável das crianças. Horta na escola Quais benefícios para a criança?

Nos dias de hoje é muito difícil ver uma criança que não possua algum aparelho eletrônico. Isso porque essa é a maneira mais fácil encontrada pelos pais de manter uma criança entretida horas e horas sem que ela faça bagunças ou se machuque em alguma brincadeira.

No entanto, isso tem afastada cada vez mais o convívio das crianças com a natureza e pior, longe do conhecimento sobre a origem dos alimentos que consomem.

Por esse motivo, afim de incentivar as crianças a terem esse contato com a terra e aprender mais sobre os alimentos cultivados nela.

Foi então que muitas escolas de ensino infantil, desenvolveram uma horta na qual os alunos cuidam de tudo e também podem comer as verduras e vegetais depois de prontas para a colheita.

Para muitos, essa aproximação é fundamental para o desenvolvimento saldável de qualquer criança, o que motiva ainda mais as escolas de promoverem essa horta, na qual os alunos com auxílio do professor, plantam diversas coisas.

Quais os benefícios que a criança adquire?

Aprende sobre a origem dos alimentos – Horta na escola

Muitas crianças ainda não sabem o básico sobre a origem dos alimentos que consomem, isso porque muitos nem possuem esse tipo de informação na escola onde estudam.

Por esse motivo, ao plantar e colher tal alimento, a criança já saberá dizer a origem e aspecto do alimento assim que colhido.

Equilibra a vida entre eletrônicos e natureza

Como dito anteriormente, as crianças passam muito tempo de suas vidas mexendo em eletrônicos e esquecem de se relacionar com a natureza e de ver a importância que ela tem em nossas vidas.

Portanto, a possibilidade de estar equilibrando o tempo que passa nos eletrônicos enquanto se diverte com a natureza.

Promove o bom desenvolvimento motor

Elementary age students are working in school garden, planting vegetables and learning about plant life. Teacher is instructing students during outdoor science class. Children are wearing private school uniforms.

As atividades físicas realizadas ao movimentar-se na horta, também ajuda no desenvolvimento motor das crianças que muitas das vezes possuem a vida sedentária demais vivendo dentro de casa e boa parte comendo alimentos industrializados e sentado na frente da tv.

Portanto, na horta ele terá a liberdade para brincar com a terra e é claro ter uma vida saudável, o que tem estado em falta nessa geração atualmente.

Aprendizagem na pratica – Horta na escola

Fresh organic vegetables growing in the garden against lettuce

Outro fator interessante é que a criança terá a possibilidade de ter aulas práticas de biologia e ciência que costuma ter somente em sala de aula. Não somente nessas matérias como também em outras, visto que terão que aprender sobre dias de plantar, até o dia da colheita.

Sendo assim aprender se tornará muito mais fácil, além de ser também algo que será levado para a vida toda.

Incentivo a boa alimentação – Horta na escola

Contudo, as crianças também sentirão muito mais interesse em se alimentar melhor, pois sentirão curiosidade em comer aquilo que eles mesmo plantaram.

Portanto, uma horta na escola incentiva e muito a boa alimentação, rica em vitaminas, nutrientes, entre muitas outras coisas que somente os legumes e verduras podem nos proporcionar.

Além disso, as aulas se tornaram muito mais dinâmicas, podendo ser discutidos diversos temas que abordam a vida na natureza, a importância dos insetos, dos alimentos cultivados para a nossa saúde, dentre muitos outros temas que o professor pode estar abordando em sala de aula.

Por fim, esses são os benefícios de se ter uma horta dentro da escola e o quanto ela é benéfica tanto para a saúde, como também para o raciocínio da criança.

Se a escola do seu filho não tem, faça você mesmo uma horta em casa e convide alguns amigos dele para que seja um incentivo maior em ficar na horta.

Rolar para cima