Saiba como fazer uma horta em casa

Os temperos naturais estão em alta e muitas pessoas querem aprender a fazer uma horta em casa com facilidade. Afinal, evitar o consumo de agrotóxicos é importante e sem contar que é uma forma de ter contato com a terra.



As dicas são simples e não exige grande investimento, possibilitando que dê para plantar em casa mesmo. Seja em casa ou apartamento, fato é que pode ser feito e possibilita não ter problemas em relação ao espaço.

O principal é cuidar do sol e da água, porque os passos ajudam a fazer uma horta em casa orgânica. Dessa forma, confira a seguir o que pode ser feito e a maneira correta de proceder para esse novo projeto.

Como fazer uma horta em casa em 6 passos?

Em primeiro lugar, é importante saber que cada planta tem um crescimento diferente e é crucial pensar nisso para escolher. Bem como, a cebolinha e a salsa, por exemplo, crescem o ano todo e são excelentes alternativas.

O coentro é mais viável em outubro, mas o agrião é em junho e o salsão apenas em abril. Feito toda essa introdução, é importante entender os passos relevantes e que te ajudem a fazer uma horta em casa orgânica, confira a seguir.

1- Reaproveite materiais, sempre que possível

Certamente que essa é a primeira dica e o principal é usar os materiais que você tenha na sua casa. As latas pequenas e médias servem, mas tenha outros materiais: martelo, pregos, terra adubada, argila expandida, areia e sementes.

2- Personalize as latas

Encerrado o primeiro passo, é importante efetuar um furo embaixo da lata e o objetivo é deixar a água escoar. Posteriormente, personalize a lata e deve ser conforme o seu gosto, ou seja, se sinta livre para usar a criatividade.

3- Crie um sistema de drenagem para fazer uma horta em casa

É importante pensar no sistema para drenar as plantas e também os temperos, espalhando pelo fundo da lata a argila expandida. Logo após, é necessário colocar a área acima, e a função dela é não deixar que aconteça o vazamento.

É possível optar por uma manta e fará a mesma função, porém o ultimo passo é e colocar a terra adubada. O plantio da hortaliça depende disso e a dica é prestar muita atenção na ordem a ser seguida para que as plantas cresçam.

4- O grande momento: plantio

É apenas no quarto passo que a mão é ‘colocada na massa’ e é necessário seguir aquela dica das antigas. Basta inserir as duas sementes a um dedo abaixo da superfície e sempre dando espaço para que ambas possam crescer.

5- Atenção com o lugar dos temperos

Deu para fazer uma horta em casa, já que tudo foi mostrado acima e é preciso prestar atenção no lugar que os temperos ficarão. Igualmente, a dica é que fique na cozinha ou na área de serviço e também pode ser em outro local.

Os temperos exigem pouco espaço e podem ficar suspensas, ou seja, é perfeito para locais compactos. No entanto, lembre-se que será preciso regar e será preciso regar todo dia, para que possa funcionar.

Para fazer uma horta em casa, se torna primordial inserir um pratinho por baixo e que segure a água. Preste atenção em outro detalhe: cuidado com a dengue e por isso que a dica é colocar areia ?.

6- Cuidados diários com a horta em casa

É primordial aguar a planta duas por dia e também deixar no sol por quatro horas, sendo esses os principais. Deixar na sacada é uma boa, mas também pode ficar na janela e não há problemas em escolher uma das duas.

Quando mais quente e seco for o tempo, menos deve ser o intervalo de aguar e por isso que a dica é ser diário. Por fim, você tem condição de fazer uma horta em casa e resta apenas aplicar. Boa sorte!



Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: