Fatos curiosos sobre os gatos

Se você adotou um bichano e ainda está tentando entender alguns hábitos peculiares a respeito dele, deixe-me esclarecer algumas dúvidas que você ainda não sabe. Portanto, leia agora: Fatos curiosos sobre os gatos para donos de primeira viagem.

Para quem ama gatos e pretende adotar um bichano para fazer parte da família, é fundamental conhecer alguns aspectos que rodeia essa vida cheia de mistérios sobre o comportamento do felino.

Para que dessa forma seja possível entender um pouco mais sobre o que se passa na cabeça dele.

Fatos curiosos sobre os gatos

Você sabia que eles eram adorados no Egito antigo? Essa adoração era proveniente ao culto da deusa Bastet, que possuía a aparência de uma mulher com cabeça de gato.

Além disso, quando eles morriam, sua família (nobres) raspavam suas sobrancelhas em sinal de luto com a morte do felino. Além disso, também eram embalsamados e muitos até enterrados em tumbas de seus donos.

É possível adestrar os bichanos

Ao contrário do que muitos pensam, a resposta é sim. Eles podem ser sim adestrados, desde que sejam oferecidos os métodos corretos para que isso acontece.

A tarefa pode ser mais demorada do que para adestrar um cão, mas isso não quer dizer que com gatos não funcionam.

Precisam de banhos? – Fatos curiosos sobre os gatos

The shower cat

Sim. Apesar de serem animais extremante higiênicos, eles ainda necessitam ter alguns banhos periódicos em sua vida.

Sua língua áspera é suficiente para remover a camada superficial da sujeira e por esse motivo é que não dispensa aquele banho com agua e sabão (próprio para gatos ou neutro).

Lembrando que o banho deve ser individual, com agua morna e de modo que ele não se estresse.

Dormir demais, isso é normal?

Completamente normal. Gatos podem dormir de 15 a 20 horas por dia para se manter bem e saudáveis.

Apesar de viverem domesticados, eles ainda possuem os hábitos de seus ancestrais como o de dormir de dia e tirar a noite para caçar. Então, é normal as sonecas diurnas.

Gatos possuem mais apego a casa do que ao dono?

Mito. Os gatos possuem tanto afeto quanto os cães, apenas possuem maneiras diferentes de demonstrar isso. Tanto se apegam aos donos que podem até desenvolver depressão se ficar muito tempo longe dele.

A respeito da casa, ele tem lá como seu território e ir para outra casa estranho pode fazer ele se sentir acuado e desconfiado.

Portanto, ao mudar de casa, basta deixa-lo trancado alguns dias para que ele se adapte.

Por que usam caixa de areia? – Fatos curiosos sobre os gatos

Como dito anteriormente, os gatos carregam consigo muitos traços das linhagens de seus antepassados. Para os animais, cada um possui um cheiro e por esse motivo é que os gatos tentam esconder o cheiro de suas necessidades de um possível predador.

Portanto, o uso da caixinha de areia é algo que não é referente a higiene e sim preocupação.

Outra coisa interessante, é que se o seu gato não se identificou com a areia colocada em sua caixinha, pode ser porque ela não foi suficiente para esconder seu cheiro, por isso também não usam quando ela está muito suja.

Gatos precisam sair para passear?

A resposta é certamente que sim! Isso porque, assim como os cães, os gatos também são exploradores e adoram ver o que a fora da residência a onde vivem.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados para que essas voltinhas sejam possíveis, afinal os gatos tendem a ser muito mais ariscos e podem tentar fugir.

Como os gatos demonstram afeto?

Se você já recebeu presentinhos surpresas de seus felinos como pássaros, ratos e outras ‘’caças’’ peculiares, saiba que é a maneira do seu gato dizer que se preocupa com você e nada melhor do que a conquista de sua caça ser dada ao seu dono.

Por fim, essas foram as curiosidades sobre gatos que você deveria saber, para que a convivência com o bichano seja ainda melhor.

Não deixe de comentar caso seu animal de estimação possua algum habito peculiar.