Erros que você não deve cometer ao cozinhar

Cozinhar é algo terapêutico para muitas pessoas fã de culinária, no entanto, mesmo fazendo tudo certinho acabamos que por ainda não curtir o resultado. Neste post quero dar dicas do que não fazer na hora de cozinhar e que certamente vai te ajudar muito a melhorar suas técnicas de cozinha ainda mais.

Algumas atitudes que tomamos ao cozinhar algo, pode fazer com que o resultado não saia como queremos e algumas vezes até desastroso, fazendo perder toda a comida. Por esse motivo é que é muito importante saber onde você tem errado e aprender técnicas interessantes. Portanto, segue comigo e aprenda:

cozinhar

Não dosar a quantidade de sal

sal

É bem comum que na hora da correria, nós colocarmos uma quantidade a olho de sal e achar que será suficiente. No entanto dessa forma é possível fazer com que a comida fique muito salgada, ou até mesmo sem sal.

Salgada demais nem sempre dá para salvar com as técnicas que sabemos. Sem sal pode ser que o molho fique salgado, mas a carne por exemplo fique sem sal, além disso é difícil salgar um arroz depois de pronto. Portanto, demore um tempo a mais e vá experimentando até que fique bom de sal.

Cuidado ao adicionar acidez

vinagre

Colocar um limão ou um pouco de vinagre, pode ser o toque que faltava para deixar o prato ainda melhor. No entanto, é importante ter o conhecimento se a acidez em uma certa carne não a deixará dura por exemplo.

Portanto, pesquise antes de ir adicionando a acidez em seu preparo para que o resultado não fique ruim. O importante é ter calma e ir adicionando aos poucos.

Cuidado na hora de aquecer – cozinhar

aquecer a água

Aquecer os alimentos na temperatura correta te ajudará a ter um prato muito mais saboroso. Por exemplo, pratos que necessitam mais tempo para cozinhar devem ser colocados em fogo mais baixo, pois ele não queimará antes de amolecer, ou no caso de alguns preparos ficar cru por dentro.

Assim como uma carne por exemplo, quando for cozinha-la é importante que o fogo esteja baixo, para que aja todo o cozimento por dentro e por fora. No caso de fogo alto, ela fica pronta por fora, mas não por dentro.

Doure a comida calmamente

dourar

Ao dourar uma comida, não é correto que você fique mexendo enquanto doura. É importante que você vire o preparo lentamente, deixe dourar de um lado e depois vire para o outro lado e doure.

Não há a necessidade de ficar mexendo o prato tempo todo, que além de poder estragar a aparência, demora mais e nem fica tão dourado como o ideal. Portanto, paciência ao dourar a sua receita.

Encher a panela demais – cozinhar

panela cheia

Jamais queira fazer com que a comida fique gostosa sem dar espaço para ela, para uma comida ficar boa é necessário que ela tenha espaço na panela para poder pegar bem o tempero, caso o contrário é provável que o alimento fique temperado de um lado e do outro sem tempero.

Portanto, é preferível fazer em uma panela grande se ficar na dúvida de que tamanho utilizar, mas não utilize panelas pequenas demais, pois pode resultar em uma comida mal preparada.

Jamais mexa o arroz depois de quase todo cozido

arroz

Se tem uma coisa que ninguém gosta de errar, esse alimento certamente é o arroz. Isso porque ele costuma ser algo tão fácil que basicamente é impossível ter erros, mas fique tranquilo é possível errar no arroz sim.

Mas para evitar alguns erros banais, basta sempre acrescentar o dobro de agua, ou seja, a cada um copo de arroz, serão utilizados 2 copos de agua. Além disso o arroz somente deve ser mexido quando ainda cru, que é para espalhar o arroz antes de cozer. Depois disso não mecha, pois, o amido do arroz se ativará ao mexer e ele ficará papa.

Deixar para pegar os ingredientes de última hora

ingredientes

É importante deixar todos os ingredientes separados para quando for preparar um prato. Isso porque evitará que você esqueça algum ingrediente ou tenha que procurar um de última hora. Além disso é bom verificar se você possui todos que vai utilizar no preparo do prato.

Comprar carnes com cortes errados

cortes de carnes

Há diferentes e variados tipos de corte de carne e por esse motivo é que você deve estar atento sobre qual estará utilizando e por esse motivo é que deve selecionar bem quando for comprar uma. Pesquise qual o melhor corte de carne para o preparado que pretende fazer e evite erros que podem ser evitados.

Escorra bem os alimentos antes de fritar – cozinhar

Escorrendo os alimentos

É bem comum querermos jogar os alimentos logo na frigideira para fritar de uma vez, no entanto, é importante que esses alimentos estejam secos antes de serem jogados no óleo, para que não espirre em tudo e também para que o alimento não fique mole ao invés de crocante.

Atenção com a medida

medida

É possível errar o preparo de algo seguindo receita, dá para acreditar? E fazemos isso colocando as medidas erradas de cada prato. É importante saber que existem copos medidas de todos os tipos e tamanhos, portanto ao realizar uma receita, tente usar o mesmo copo ou um igual para que as medidas saiam iguais também.

Por fim essas foram algumas dicas para você estar evitando erros e é claro, cozinhando seus pratos ainda melhor.

https://www.agenciamaisvoce.com/saiba-como-fazer-pave-em-6-diferentes-receitas/