Dipirona, para que serve?

Dipirona tem sido um grande aliado no dia a dia das pessoas, contudo, sua procura tem sido ainda maior quando tratamos de dores frequentes de cabeça devido ao aumento de problemas que a sociedade moderna tem enfrentado. Os problemas são derivados pelo estresse que muitas que pessoas de todo o brasil e principalmente nas cidades grandes passam, seja no transito ou trabalho em excesso.

Dipirona

Para que posso utilizar este medicamento?

Dipirona tem como função, aliviar dores de cabeça e dores do corpo, contudo, tem função antitérmica que atua em baixar a febre. Esse medicamento é principalmente receitado em caso de sintomas de resfriados. Entretanto, também pode ser utilizado para outras diversas situações desconfortantes como cólica menstrual por exemplo, isto porque o medicamento atua como analgésico para as contrações derivadas da cólica menstrual.

Quando não posso utilizar esse medicamento?

A dipirona é contraindicada para mulheres gestantes ou em fase de amamentação e também contraindicado para pessoas que tem alergia a qualquer componente presente na formula da dipirona, sendo assim, também não é recomendado para pessoas com asma, porfiria aguda do fígado e deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase e em pacientes que tenham desenvolvido broncoespasmo ou outras reações anafiláticas com outros demais analgésicos tais como paracetamol, Diclofenaco, Ibuprofeno, naproxeno, indometacina e Salicilatos. É importante estar atento a bula de qualquer medicamento.

A dipirona

O medicamento deriva-se da planta AchilleaMillefolium que é vulgarmente conhecida como dipirona e que possui diversos benefícios a saúde por isso é matéria desse analgésico popular que tanto ouvimos falar.

Dipirona

dipirona

A dipirona é comercializada sem prescrição medica e é facilmente adquirida em farmácia e mercados, entretanto, pode ser encontrada em várias formulas, sejam elas em comprimidos, em gotas, injetável, solúvel e também em supositório, desse modo, seu preço varia com o estabelecimento no qual você irá comprar, podendo custar entre R$3,00 a R$5,00, isso é claro que refiro aos comprimidos e solução em gotas que são encontrados com mais facilidade.

Recomenda-se o uso de três em três horas e seu descontinuo assim que estiver melhor, contudo, seus efeitos atuam em cerca de 40 min a 60 min aproximadamente e seu comprimido pode ser ingerido com água ou outros líquidos como exemplo o leite. A principio não recomendasse ingerir bebidas alcoólicas junto com a dipirona, pois a mesma pode ter seu efeito cortado, não solucionando o seu problema.

Tabela de idade e peso para o consumo do medicamento em solução oral

Peso e (média de idade) Dose Gotas
5 a 8kg (3 a 11 meses) Dose única
Dose máxima
1,25 a 2,5
10 (tomar 4 x 2,5ml)
9 a 15 kg (1 a 3 anos) Dose única
Dose máxima
2,5 a 5 
20 (4 tomas x 5 ml) 
16 a 23 kg (4 a 6 anos Dose única
Dose máxima
2,5 a 5
20 (4 tomas x 5 ml) 
24 a 30 kg (7 a 9 anos) Dose única
Dose máxima
5 a 10
40 (4 tomadas x 10 ml) 
31 a 45 kg (10 a 12 anos) Dose única
Dose máxima
7,5 a 15
60 (4 tomadas x 15 ml) 
46 a 53 kg (13 a 14 anos) Dose única
Dose máxima
8,75 a 17,5
70 (4 tomadas x 17,5 ml)

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da Dipirona são: pressão baixa, urticária, distúrbios renais e urinários, distúrbios vasculares e reação alérgica grave.

Por isso leia a bula e veja se possui alguma restrição com o medicamento, vale salientar que toda dor ou sintomas aqui citados, durarem permanentemente, o médico deverá ser consultado. Leia a bula e suspenda o uso em qualquer caso de reação contrária.

Confira também: Ressaca pode ser curada com remédios caseiros, veja!

https://www.agenciamaisvoce.com/dicas-caseiras-para-aliviar-dores-no-corpo/