Dieta paleolítica para a saúde

Existem muitos tipos de dietas capazes de nos proporcionar uma melhor qualidade de vida, mas sem dúvidas uma das melhores e mais fáceis para alcançarmos nosso objetivo é a Dieta paleolítica para a saúde, se baseia em se alimentar de modo primitivo, como os homens se alimentavam na era pré-histórica.

O estilo paleo de se alimentar se transformou em um estilo de vida para muitas pessoas, isso porque é uma dieta que não restringe a se alimentar em determinadas quantidades e nem vezes ao dia. Isso porque eles deduzem que não havia um tempo exato e nem quantidade exata para se alimentar nas condições daquela época em que o homem demorava para encontrar alimento.

A dieta paleo se baseia em uma época onde não havia agricultura e os homens caçavam sua carne e comia os vegetais que surgiam a sua frente, mas é claro que não temos que encontrar nossa refeição assim (rsrs) a melhor parte dessa alimentação é que os alimentos que ela restringe são os maiores vilões para a nossa saúde e a retirada dele em nossas vidas já faz todo um diferencial.

Como funciona a dieta paleolítica?

dieta paleolítica

A dieta é simples porem objetiva, pois se trata de comer tudo o que existe de natural, porém exclui tudo o que foi trabalhado pelo homem com tecnologia como por exemplo; alimentos processados, açucares, bebidas e todo tipo de cereal e leguminosa são banidos do cardápio isso porque esses alimentos não existiam naquela época e então não eram consumidos.

Naquela época o homem não sabia ao certo quando iria comer e por esse motivo ele aproveitava para se alimentar bem e de maneira a qual ficasse totalmente satisfeito, portanto a dieta paleo funciona exatamente dessa forma. No entanto essa é a única parte ruim da dieta pois essa maneira de se alimentar pode gerar um descontrole na alimentação da pessoa adepta da dieta.

É comum ocorrer também o jejum nessa dieta, pois justificam que os homens daquela época demoravam para encontrar alimentos e por isso ficavam um bom tempo sem comer. Isso porem gerou algumas controvérsias, visto que alimentação era grande em épocas de verão por exemplo, pois nos meses seguinte haveria escassez.

O que comer na dieta paleolítica?

dieta paleolítica

A base dessa alimentação são as proteínas, como por exemplo os cortes magros da vaca, peixes, aves, ovos, frutos do mar e queijos curados, e também presente as gorduras naturais que eram a principal fonte de saciedade. Em dietas comuns, são necessários cerca de 15% das calorias totais vindo das proteínas, porém já na dieta paleo esse número vai para 25 a 30% dessas calorias.

Gorduras liberadas pela dieta são as do óleo de coco, azeite, castanhas e outros óleos vegetais, o intuito é escolher sempre alimentos minimamente processados, portanto escolha as versões menos refinadas desses produtos. Além disso com 30% das calorias, vem os carboidratos que podem ser consumidos através das raízes e tubérculos como a batata, mandioca, inhame e mandioquinha.

Não se deve comer na dieta paleolítica

Carboidratos refinados, como por exemplo o macarrão, o arroz, macarrão, todos os tipos de pães e farinhas, além de outros alimentos como o feijão, a aveia, linhaça, soja, milho, embutidos, alimentos industrializados, doces e outras fontes de açúcar.

O único adoçante permitido é o mel, e bebidas somente agua. No entanto muitos ainda consumam chá e café.

Tem como a dieta ser idêntica ao tempo das cavernas?

dieta paleolitca

É bem improvável que isso venha a acontecer, mesmo porque os recursos variavam muito de uma região para outra, e alimentos que para nos são exportados, naquela época não se era consumido pois se tratava de um alimento de uma outra região. Portanto não há a possibilidade de ser uma dieta igual a daquela época.

É uma alimentação segura?

Sim, no entanto possui algumas ressalvas importantes. Isso porque toda as dietas que restringem certos alimentos, a longo prazo pode acarretar em uma deficiência nutricional e aumento dos níveis de gordura no sangue. Portanto é uma dieta que merece a atenção em alguns aspectos.

É importante saber que determinadas pessoas não podem fazer a dieta, como por exemplo as pessoas que possuem problemas nos rins pois podem dar sobrecarga de proteínas. Pessoas que possuem diabetes também podem se beneficiar do cardápio natural, no entanto é importante estar atento para alguns fatores que podem ser prejudiciais e que acabam descontrolando a doença.

Essa dieta paleolítica emagrece?

emagrecimento

Segundo especialistas, essa dieta promove uma perda de peso maior do que as outras dietas, no entanto pode variar com a frequência que uma pessoa se alimenta e como usa a dieta com o intuito de emagrecer. Outro fator importante, é que apesar de ocorrer uma perda de peso mais rápida, os quilos tendem a voltar novamente depois de um tempo. Contudo ela pode ser sim útil para emagrecer, somente faça a dieta adequada para você.

Compensa fazer essa dieta?

O fato de se alimentar com os produtos naturais e banir os que são considerados nocivos a nossa saúde é o que torna a dieta aprovada por especialistas ou seja a dieta paleolítica para a saúde é muito boa. Portanto somente por banir alimentos como açúcar, doces, embutidos e tudo o que é industrializado é um grande ponto positivo da dieta. Em contrapontos, a exclusão de alimentos como o feijão, cereais integrais que possuem vitaminas e minerais, pode acarretar em uma deficiência nutritiva.

Outro fator que compromete a dieta de ser semelhante à do passado é sem dúvidas o fato de que os seres humanos mudaram muito a ponto de que certos hábitos alimentares que eram nutritivos no passado, não tem o mesmo efeito no homem moderno que modificou seu metabolismo para outra dieta. Contudo somente pelo fato de muita coisa ser banida da alimentação já podemos considerar essa dieta como algo benéfico para a nossa saúde.

Portanto isso foi tudo o que você precisava saber sobre a dieta paleolítica, que além de muito simples é também muito saudável e pode estar sendo testado por você. Não deixe de comentar sobre o que achou do artigo e se você gostou dessa dieta paleolítica para a saúde.

Confira também: Batata doce – conheça os benefícios para a saúde

https://www.agenciamaisvoce.com/beneficios-do-limao-para-a-saude/