Concurso Público Jovem Aprendiz

Jovem aprendiz é um cargo destinado a jovens sem experiência profissional, principalmente a quem está cursando o ensino médio. O objetivo do programa jovem aprendiz é dar oportunidade a jovens de ingressar no mercado de trabalho sem ter que abandonar os estudos. Essa é uma iniciativa do governo federal juntamente a outras empresas e órgãos para que tudo seja de acordo com a lei. Para cargos em órgãos publico é necessário prestar o concurso público jovem aprendiz e explicaremos tudo sobre o mesmo.

Concurso público jovem aprendiz é destinado para cargos em órgãos públicos, os quais pertencem ao governo federal, estadual ou municipal. Como são cargos em órgãos público, é obrigatório prestar o concurso.

Para trabalhar em órgão público é necessário prestar concurso público, exceto para cargos de confiança, que não é o caso do jovem aprendiz. Aqui explicaremos tudo o concurso público jovem aprendiz e como tornar-se um. As regras do concurso público jovem aprendiz são diferentes do que os outros.

Concurso Público Jovem Aprendiz

O concurso público jovem aprendiz é realizado para jovens ingressar no mercado de trabalho em órgão público e isso incentiva-lo a prestar concurso para ser efetivado. Uma maneira de fazer-se enxergar outros horizontes e viver uma realidade diferente a qual estão acostumados.

Concurso Público Jovem Aprendiz: Como Fazer

Para prestar o concurso público jovem aprendiz é necessário ser cadastrado no site do CIEE. Temos um artigo aqui no site o qual explica passa-a-passo de como cadastrar-se no site oficial do CIEE.

Após o cadastro realizado, é necessário checar diariamente o site, lá é divulgado todos os concursos e é onde as inscrições são realizadas. Não há taxa de inscrição e a prova é aplicado pelo próprio CIEE.

Concurso Público Jovem Aprendiz: Como Funciona

Depois de realizar a inscrição do concurso público jovem aprendiz no site do CIEE, é recebido um e-mail e um sms (mensagem de texto no celular), com a data, local e horário da prova. A prova costuma ter até 30 questões sobre gramática, matemática e atualidades.

No dia do concurso não é permitido o celular ligado, caso acontece o candidato será automaticamente eliminado, se possível é recomendado não levar o aparelho ao local da prova. A apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória.

Concurso Público Jovem Aprendiz: Para Que Serve

O concurso público jovem aprendiz é para trabalhar em órgãos públicos. Para cada cargo especifico existe uma prova. Os locais que exigem o concurso público para ser cadastrado são:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Escolas públicas
  • Penitenciárias
  • Secretárias (da saúde, da cultura, da comunicação etc)
  • Afins

Concurso Público Jovem Aprendiz: Como Ser Contratado

Após a realização da prova, o candidato pode checar sua classificação o gabarito no site oficial do CIEE. Quando a vaga estiver disponível para o jovem, ele será informado pela empresa. O CIEE liga para o candidato a vaga, avisando sobre a disponibilidade da mesma e quais procedimentos realizar para ser contratado.

Jovem Aprendiz Público

O jovem aprendiz público tem o mesmo tempo de contratado que os outros (mínimo seis (6) meses e máximo dois (2) anos). A diferença é que não há chances de contratação efetiva, apenas se o mesmo prestar o concurso público para algum cargo no local e passar em uma boa colação. Essa é uma experiência única e o contato pode ser quebrado por ambas partes a qualquer momento.