Como lidar com uma pessoa que tem depressão

Pessoa olhando pela janela da casa

A depressão é um assunto muito discutido nos últimos tempos, isso porque o índice de pessoas que desenvolvem depressão tem aumentado e muito, não somente no Brasil, mas no mundo todo. Com o progresso da tecnologia, a informação tem chego de maneira abrupta as pessoas e isso pode ter influenciado e as pessoas começarem a expor seus problemas e é muito importante sabermos lidar com essas pessoas, afinal queremos de alguma forma poder ajuda-las.



Estimasse que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofre com a depressão, contudo, em alguns casos a doença leva as pessoas a cometerem suicídio por não saberem lidar com a depressão.

A depressão é um transtorno mental que leva a pessoa a desgostar de praticamente tudo, incapacitando-a de fazer tarefas simples como se alimentar tomar banho ou sair de casa, esse transtorno tende a ser silencioso para as pessoas ao redor de uma pessoa depressiva por isso veja como identificar uma pessoa que sofre depressão:

  • Perda de prazer nas coisas, quer somente dormir
  • Desanimo em realizar tarefas
  • Perda de apetite
  • Insônia ou excesso de sono
  • Sentimento de culpa, inutilidade
  • Tentativa de suicídio ou vontade de morrer
  • Incapacidade de pensar corretamente
  • Reclusão, a pessoa com depressão tende a ficar antissocial
pessoa olhando o Horizonte

A depressão pode estar presente na vida de qualquer pessoa, em todas as idades, sendo criança, adolescente, adulto ou idoso, por isso é importante estar atento aos sintomas e ajudar da melhor maneira possível para que a pessoa possa passar dessa fase ruim.

Uma avó e seu neto

Como tratar uma pessoa com depressão

Tratar uma pessoa com depressão, imagem de uma moça sentada sozinha em um balanço

É muito importante saber o que fazer e o que não fazer para uma pessoa com depressão, contudo, esse é um momento difícil para essa pessoa no qual ela está propensa a entender tudo ao redor dela de forma negativa e qualquer coisa pode deixa-la pior ainda. Saiba o que fazer e não fazer nessas situações:

  1. – Evite falar demais, deixe a pessoa falar e procure mostrar interesse, mas sem ficar fazendo comentários.
  2. Não condene a pessoa como por exemplo;
  3. ‘’nossa isso é loucura’’
  4. ‘’ é fraqueza’’
  5. ‘’é covardia’’
  6. Quando for falar, aconselhe a pessoa a passar em um profissional
  7. Procure estar próxima da pessoa, para que ela saiba que tem apoio
  8. Esteja sempre conectado de alguma forma, faça ligações mande mensagens.
  9. Caso a pessoa esteja morando com você, evite coisas que possa provocar o suicídio da mesma, tire das vistas medicamentos, venenos para insetos, armas de fogo e coisa que podem incentiva-las a cometer suicídio.
  10. Coisa que não deve falar para uma pessoa com depressão;
  11. Não opine

como por exemplo…

Frases como ‘’ isso é falta de Deus’’ ‘’ está fazendo isso para chamar atenção’’ ‘’falta do que fazer’’

‘’tantas pessoas com problemas piores e você aí reclamando’’

‘’eu já passei por coisas piores e não morri’’

  • Não de sermão

Pode parecer estranho, mas ficar dando palavras de incentivo pode piorar o estado da pessoa com depressão, então evite palavras como “sai dessa” ” a vida é boa” “seja positivo” palavras assim com que a pessoa se sinta ainda mais incapaz.

Duas pessoas sentadas em um banco

A melhor coisa que se pode fazer é escutar a pessoa e se mostrar presente, como alguém que a pessoa possa contar, incentive de maneira calma a ela procurar ajuda e se possível a acompanhe nesses momentos, afinal, é importante que ela não se sinta sozinha.

Uma pessoa consolando a outra

A depressão tem levado a mais de 11 mil pessoas a tentarem suicídio então esse é um problema sério que necessita a atenção de todos.

Onde procurar ajuda

Para o tratamento de pessoas que sofrem de depressão existem lugares que proporcionam tratamento gratuito e que tende a ser muito eficaz para as pessoas que estão nesta situação, então veja quais são os lugares mais próximos de você para que possa recomenda-lo:

  • Serviços de saúde como o CAPS ou postos de saúde podem oferecer tratamento com ótimos profissionais que saberão lidar com o caso da melhor maneira possível.
  • Disque 188 também é uma opção pois através do telefone é possível receber apoio emocional para as pessoas que querem e precisam conversar. As ligações são gratuitas e funciona a qualquer hora do dia com serviço 24 horas.
  • Emergência é só discar o número 192, para UPA, pronto socorro e hospitais.

Setembro amarelo

Setembro Amarelo

É uma campanha que conscientiza as pessoas sobre o suicídio, e que em todo o mês colore os pontos de atendimento com a cor amarela para que as pessoas possam ter conhecimento da importância da saúde mental.

Afinal ajudar uma pessoa com depressão, é ajudar uma pessoa a viver, visto que, o maior caso de suicídios é devido a uma depressão profunda pela qual alguém está passando.

É nosso dever como cidadão estar disposto a ajudar, assim, espero que o artigo tenha contribuído com a sua conduta para com uma pessoa depressiva, e que você possa colaborar com ela afim de se livrar desse transtorno. Não deixe de comentar dar sugestões, agradecemos sua colaboração!

Quarentena – 6 dicas de como não enlouquecer dentro dela!

Peça online

Santander 5.0

Peça online

Americanas 3.8

Peça online

Nubank 4.9

Peça online

Banco do Brasil 3.3



Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: