Saiba incluir a educação financeira na vida dos filhos

É muito importante que a educação financeira esteja presente em nossa vida desde bem cedo, isso porque quando nos habituamos a cuidar de nossas finanças é mais fácil estar levando isso para a vida toda de modo que não precisemos ter que se reeducar no futuro que é bem mais complicado. No entanto se você não teve a vida financeira organizada desde cedo é importante que saiba como incluir a educação financeira na vida dos filhos.

uma criança com um porquinho de cofre na mão

A educação financeira deve estar presente na vida do seu filho desde muito cedo, é uma tremenda bobagem dizer que dinheiro deve ser apresentado para as crianças depois na adolescência ou que deixe ser um processo natural, isso porque quando mais cedo ele tiver esse contato com o dinheiro, logo ele saberá a importância de estar sabendo lidar com ele e a importância que ele tem para a nossa vida.

Portanto não deixe que ele aprenda da maneira errada de como cuidar das suas finanças e comece a implantar calmamente isso na vida de seu filho para que na sua fase adulta ele saiba como utilizar seus recursos de maneira sabia, além disso vale lembrar que será muito difícil de ver seu filho no futuro com a conta no vermelho.

Como incluir a educação financeira na vida do seu filho

Veja agora algumas dicas para estar educando seu filho a lidar com o pouco dinheiro que possui, para que no futuro possa lidar com o que tem de maneira eficiente:

Mesada – educação finanças

mesada

Se você possui o habito de dar mesada para o seu filho é importante que você mostre para ele que se ele gastar mais do que deve ficará sem até a próxima mesada. É importante que você se mantenha firme no propósito de não dar mais dinheiro para o seu filho como um ‘’extra da mesada’’ isso porque ele terá em mente que pode conseguir mais se precisar e também não se preocupara em gastar.

Valor

É importante que ele entenda o valor que o dinheiro tem em nossa vida, você consegue fazer isso apresentando as contas da casa e também o quanto de dinheiro vai para estar sustentando-o todos os meses. Dessa forma ele começará a perceber que as coisas não são de graça e tudo o que ele usa em casa tem um custo. Dê algumas contas para ele calcular o valor, pelo menos ele também aprenderá como estar calculando as contas da casa.

Trabalho faz parte da educação financeira

educação financeira

É importante que ele entenda que para conseguir dinheiro é necessário trabalhar por ele, portanto não faz mal cobrar algumas atitudes de seu filho como por exemplo tirar boas notas na escola, fazer alguma tarefa dentro de casa ou organizar suas próprias coisas, para que ele possa ganhar a mesada dele.

Disciplina faz parte da educação financeira

educação infantil

Contudo, é importante que a disciplina esteja presente na vida do seu filho como algo habitual para que dessa forma ele seja uma pessoa disciplinada com o próprio dinheiro. Você pode estar aplicando isso na vida dele da seguinte forma; para que ele consiga comprar o brinquedo que ele quer é necessário guardar o dinheiro que ele recebe de mesada e seja disciplinado para guardar.

Portanto, comece já a disciplinar o seu filho em relação a dinheiro, sem dúvidas esse é o melhor investimento que pode estar fazendo por ele, pois uma vez que a cabeça dele esteja pronta para cuidar de suas finanças ele estará se garantindo no futuro como um bom administrador de dinheiro e não passará por necessidade.

Por fim não deixe de comentar os artigos e também deixar sua sugestão, para que dessa forma o blog sempre cresça em conteúdo de qualidade.

Confira também: Educação infantil financeira é bom?

https://www.agenciamaisvoce.com/nao-ter-educacao-financeira-e-sua-culpa/