Cadastro Minha Casa Minha Vida – Documentação, Requisitos

Foi anunciado pelo Ministério das Cidades a construção de novas residências para o programa Minha Casa Minha Vida. O programa o qual oferece moradia para famílias de baixa renda. Agora quase duas (2) mil famílias passarão a ter a casa própria. Saiba como realizar o cadastro Minha Casa Minha Vida.

Esse é um projeto apoiado pelo Governo Federal. Esse oferece oportunidade de famílias de baixa renda ter sua casa própria e livrar-se do aluguel de uma maneira similar. O sistema de pagamento da casa acontece através de um financiamento no qual o valor é baixo e tem pouco tempo de duração.

Programa Minha Casa Minha Vida

Este programa é um projeto criado pelo Governo Federal para oferecer moradia a pessoas e casa própria para pessoas de baixa renda. Esse existe desde 2009 e traz muitos benefícios para a população. Para poder fazer parte do programa é necessário estar dentre de uma série de exigências. O principal deles é renda familiar, é a partir daí que será definido a taxa de juros cobradas e o prazo de pagamento. Aqui explicaremos como funciona todo o procedimento do programa Minha Casa Minha Vida.

Minha Casa Minha Vida: Como Funciona

Para fazer parte do programa Minha Casa Minha Vida é necessário estar dentro das exigências financeiras propostas. A principal delas é ter a renda familiar de no mínimo R$900,00 (novecentos reais). Isso é necessário para o financiamento ser aceito. Afinal, é necessário provar que consegue pagar, mesmo que uma quantidade pequena.  As parcelas do financiamento começam baixas e há a possibilidade de dar uma entrada, caso tenha economias guardadas, e ela ficar menor ainda.

Cadastro Minha Casa Minha Vida

Para realizar o cadastro é necessário procurar a prefeitura de sua cidade e saber quando as inscrições começam. A data da inscrição comparecer ao local indicado. É necessário realizar o cadastro no CadÚnico. Basta entrar no site oficial clicando aqui e informar todos os dados necessários. Depois do pedido ser aprovado, o contrato é assinado. Haverá reuniões para definir bairro e outros relacionados à construção das casas. Após tudo correto e a construção concluída, o imóvel é entregue em até 30 dias para beneficiado.

Minha Casa Minha Vida: Como Conseguir

Para conseguir o Minha Casa Minha Vida é necessário ter uma renda comprovada. Há construções especiais destinadas a pessoas com uma renda maior, funcionários públicos e assim por diante. Para pessoas com rendas maiores, são construídos  condomínios. É importante salientar que os imóveis são construídos simetricamente iguais, em todos os programas. Ou seja, cada programa tem uma arquitetura exclusiva. Há possibilidade de reforma do imóvel, porém, após o mesmo ser 100% quitado.

Minha Casa Minha Vida: Documentos

No caso de renda baixa é necessário ter em mãos documentos de identificação (RG e CPF), comprovante de residência e os seis últimos comprovantes de renda (holerite). Além das regas feitas pelo CadÚnico que são:

  • Não ter recebido nenhum benefício de programa habitacional
  • Não ter cadastro no CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários)
  • Não possuir um imóvel residencial
  • Não ser arrendatário do PAR (Programa de Arrendamento Residencial)
  • Não ter imóvel financiado em seu nome
  • Não estar inscrito no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados)
  • Não trabalhar em uma Caixa Econômica Federal nem estar casado(a) com um funcionário