Benefícios do orégano para a saúde

Conhecer alimentos que podem nos proporcionar muitos benefícios a saúde, é sem dúvidas muito importante para que saibamos quais são as melhores opções para estarem sendo acrescentadas em nossa alimentação, para que dessa forma seja possível obter inda mais propriedades que nos deixem saudáveis. Por esse motivo, veja agora os benefícios do orégano para a saúde.

O orégano é um tempero muito utilizado em nossa culinária e também é um condimento muito utilizado em outros países e contudo é necessário saber mais sobre esse tempero, que além de ter um sabor e cheiro característico é também um alimento que possui muitos benefícios em sua composição.

Orégano

Pode ser utilizado em diversos pratos, mas sem dúvidas ficou popularmente conhecido por ser o toque final das pizzas. O orégano pode ser utilizado em diversos pratos da nossa culinária, mas o que sem dúvidas mais nos traz benefícios é tomar o chá da planta, que pode estar no formato de desidratada e também em folhas frescas.

Contudo o orégano é utilizado como um grande aliado para diversas doenças e desconfortos, portanto continue comigo e conheça as propriedades e benefícios que o orégano tem para oferecer em nossa saúde:

Propriedades do orégano para a saúde

O orégano possui diversas propriedades, veja algumas delas logo abaixo:

  • Fonte de vitaminas como por exemplo; A, C, K e vitaminas do complexo B
  • Rica em zinco
  • Ferro
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Potássio
  • Fonte de ômega 3
  • Propriedades antioxidantes
  • Propriedades antibacterianas
  • Anti-inflamatória
  • Diuréticas

A combinação desses nutrientes é o que precisamos para o bom funcionamento do nosso organismo, entretanto, é importante começar a acrescentar ainda mais o condimento em sua alimentação, para que dessa forma você receba todas as propriedades em seu organismo. Veja agora onde esses nutrientes atuam:

benefícios do orégano

Benefícios do orégano para a saúde:

São muito os benefícios, portanto fique de olho e comece a utilizar o condimento com maior regularidade em sua alimentação:

Saúde do coração

O orégano possui grandes quantidades de potássio em sua composição e por esse motivo que é possível ter um maior empenho das células, que estarão bem mais nutridas. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial elevada, devido ao alto consumo de sódio. E também os antioxidantes presentes na folha, ajuda a diminuir inflamações e colaboram com a prevenção de doenças do coração.

Previne a gripe

O orégano te uma alta capacidade de fortalecer o sistema imunológico, portanto torna-se um grande aliado para prevenir e tratar de resfriados e gripes. É importante começar a tomar o chá da planta nos primeiros dias que sentir a presença do vírus em seu organismo. Então fique tranquilo que é possível acabar com a gripe antes que ela apareça.

Regula a menstruação

Além de ser um ótimo aliado para prevenir as dores causadas pela cólica menstrual, o orégano pode também regular o ciclo menstrual e prevenir a menopausa precoce por exemplo.

Entretanto melhor maneira de se utilizar o orégano para aqueles dias, é tomando seu chá durante o dia, pois dessa forma estará prevenindo que a dor apareça.

Auxilia na digestão

 digestão

Na forma de óleo, o orégano é capaz de estimular a secreção de bile pelo fígado, entre outras funções a bile facilita na digestão de gorduras, agindo como um detergente, e ainda permite a absorção de nutrientes. Além disso atua como um remédio para má digestão e a sensação de estufamento depois das refeições.

Na perda de peso  

O orégano pode ser um grande aliado para quem deseja perder peso de maneira eficiente, é claro que em si, somente o chá da planta não emagrece, mas ajuda a auxiliar no processo de aumento de metabolismo e gasto de caloria. Esse benefício tem origem ao carvacrol que ajuda a prevenir o ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco.

Bactericida e fungicida

Depois de pesquisas realizadas pode se afirmar que o orégano possui uma ação poderosa contra organismos nocivos para a nossa saúde sendo eles os vírus e as bactérias. Um estudo recente sobre o orégano, mostra sua eficácia contra a salmonela e a E, coli, duas bactérias relacionadas a intoxicação alimentar.

Fonte de antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres que prejudicam as nossas células deixando-as oxidadas. Portanto o antioxidante é um ótimo preventivo para doenças como o envelhecimento precoce por exemplo, além de ser um potente auxiliar para que possui alguns tipos de câncer, pois ajuda na renovação das células.

O orégano controla os ataques de asma

asma

O carvacrol, os terpenos e flavonoides do orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão. Esses elementos são fundamentais para a limpeza do trato respiratório e os tubos bronquiais.

Sendo então um alivio nas crises de asma e bronquite. Contudo a melhor maneira de tomar o chá nessa ocasião é fazendo um suco e tomando uma colher por hora, até todo o desconforto da asma desapareça.

Contudo, esses foram os benefícios do orégano para a saúde, portanto não deixe de utiliza-lo em sua alimentação, para que dessa forma você possa estar aproveitando desses inúmeros benefícios a saúde.

Por fim, deixe de comentar e dar sugestões para novos artigos, pois sua opinião conta muito para o crescimento do blog.  

Confira também: Produtos naturais fazem bem a saúde, confira quais!

https://www.agenciamaisvoce.com/dieta-paleolitica-para-a-saude/