Benefícios do limão para a saúde

Estando em uma das trindades dos temperos o limão é uma fruta muito consumida em diversas regiões do mundo, além de ser utilizado na culinária em diversos pratos, entretanto, é famoso por ser um grande auxiliar na saúde.

O limão é uma fruta cítrica originaria do sudeste da Ásia e tem sido utilizada a algumas centenas de anos por povos antigos, como os romanos, persas e a antiga china. Contudo, em uma parte da história o limão era considerado um alimento de luxo na Europa e era entregue como presentes ou até mesmo dotes para casamentos.

limões

Curiosidades

Em certa parte do conto ‘’cinderela’’ por Charles Perrault, a gata borralheira como prova de sua bondade, deu de presente para suas irmãs e madrasta limões e laranjas. Afinal, na época a Europa considerava o limão como um artigo de luxo no qual somente nobres poderiam desfrutar.

Entretanto, outro fato interessante é que Nero era um grande consumidor da fruta, sendo que a consumia todos os dias, pois acreditava que a fruta era capaz de deixa-lo imune a qualquer tipo de envenenamento.

No sudeste da África o suco do limão tem sido utilizado para prevenção de cólera uma doença causada pela bactéria Vibrio Cholera, isso devido ao fato de pesquisadoras terem confirmado a eficácia da fruta contra a doença e desde então tem alertado as pessoas para incluírem a fruta em sua alimentação.

limão

Propriedades do limão

Como dito anteriormente o limão possui uma infinidade de propriedades e que podem ser utilizadas para nos beneficiar de diversas maneiras, contudo, por ser uma fruta relativamente em conta e que pode ser encontrada em praticamente em todos os lugares que vendem frutas. Veja algumas de suas propriedades:

  • Pouca quantidade de frutose

Diferente de outras o limão possui pouca quantidade de frutose que se trata do açúcar natural das frutas. Tornando a fruta ainda melhor para o nosso organismo.

  • Ácido cítrico

Ácido encontrado no limão, capaz de auxiliar na limpeza do organismo.

  • Bactericida

Trata e previne doenças relacionadas com bactérias.

  • Adstringente

Promove limpeza profunda, tanto no organismo como para a pele também.

  • Pectina

A pectina é uma espécie de fibra solúvel e que colabora com a melhora da flora intestinal e ajuda o corpo absorver a agua corretamente.

  • Bioflavonóides

Os Bioflavonóides ou vitamina P são responsáveis por atribuir cor aos alimentos, além disso contribui com a saúde do coração, é antialérgico, antiviral entre outros benefícios.

  • Limoneno

O limoneno tem em sua principal concentração o ácido cítrico que colabora com a dissipação de toxinas e gorduras. 

  • Vitamina C

É uma vitamina muito importante para o nosso organismo, podendo ajudar na absorção de ferro, melhora da visão e evitar o envelhecimento precoce.

  • Cálcio

Importante não só para os ossos, como também tem importância para os músculos e funções enzimáticas no organismo.

  • Magnésio

É um mineral que tem importância para os ossos, portanto, é ele quem regula a entrada do cálcio no organismo, além disso ele promove a sensação de bem-estar, controla a pressão arterial entre diversos outros benefícios.

São diversas propriedades que o limão possui em sua composição, contudo, vamos para os benefícios que esses nutrientes trazem para a nossa saúde.

Benefícios do limão

suco de limão

1 • Problemas digestivos

Para pessoas que sofrem com problemas de estomago, como diarreia ou constipação, o limão pode colaborar e para isso basta ingerir um copo de água com limão pela manhã, entretanto, se quiser potencializar os benefícios basta adicionar uma colher de mel na bebida.

2 • O limão auxilia na perda de peso

Pode contribuir com a perda de peso, devido a sua quantidade de fibra pectina que é um ótimo aliado para a redução da fome, portanto, consumir a fruta espremida na água pode ser sim um contribuinte para diminuição de peso.

3 • Hipertensão

Por conter potássio, o limão pode ser um ótimo aliado na hora de diminuir a pressão arterial e dessa forma auxiliar no tratamento de doenças relacionadas ao coração.

4 • Pele e cabelo

O limão é desde muito tempo utilizado nos cosméticos como um produto milagroso para tratar manchas e promover um aspecto de hidratação no cabelo, além disso o limão possui algumas propriedades bactericidas que contribuem com a desodorização de odores causadas pelo suor excessivo.

5 • O limão é diurético natural

Beber água com limão pode contribuir na hora de melhorar a flora intestinal, isso por que além de ter propriedades que colaboram com isso como a pectina por exemplo, possui alguns ácidos que também colabora com a limpeza do organismo o que permite uma melhora na saúde intestinal.

6 • Propriedades antibióticas

Com a ajuda dos flanóides o limão possui uma infinidade de benefícios e ações antibióticas, o que pode colaborar com o tratamento de doenças causadas por bactérias como inflamações por exemplo.

7 • Combate os radicais livres

Os radicais livres são os principais causadores do enfraquecimento das células, portanto, o que as deixa propensas a desenvolver inflamações e inchaços no corpo, além de ser um vilão para a saúde da pele, o que pode ser um dos fatores para o envelhecimento precoce.

8 • Doenças cardíacas

Como dito anteriormente o limão possui uma alta quantidade de potássio o que contribui com o melhoramento da pressão arterial, o que contribui com a melhora da saúde do coração. Alivia a tensão causadas por essa pressão e ainda alivia tonturas e enjoos que podem ter relações com essas doenças.

9 • Prevenção e combate ao câncer

Segundo alguns estudos feitos utilizando os limões para prevenção de câncer pode-se observar que as propriedades como limoneno e vitamina C presente no limão pode ajudar a destruir diversos tipos de células cancerígenas, além de colaborar com a prevenção de outras infinidades de outros tipos de câncer. Pois sabe-se que a vitamina c tem sido uma substancia alternativa para tratamento do câncer.

10 • Propriedades que combatem artrite e o reumatoide

Frutas como a laranja e o limão são ricas em vitamina C, componente necessário para a síntese de colágeno, além de ajudar a construir e reparar vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos. Sendo então uma ótima opção para ser incluso na dieta de pessoas que sofrem de artrite e o reumatoide.

Para um bom uso do limão é importante consumi-lo da forma adequada pois tudo em exagero não faz bem e acontece isso com o limão também, pois ele contém em sua composição muitos ácidos que em excesso pode causar irritações na parede intestinal.

dois limões

Uma boa forma de consumir o limão é tomando um copo de agua com o suco da fruta pela manhã para desintoxicar o organismo. No entanto pode ser utilizado de diversas formas na culinária, como por exemplo no preparo de doces, temperos e acompanhamentos, afinal o limão é uma fruta que pode ser utilizada tanto como doce, e como salgado que fica maravilhoso.

E além de muito bom, faz bem para a saúde então deixe de consumir e aproveitar todos os benefícios que essa fruta pode oferecer. Não deixe de comentar suas sugestões para artigos e de deixar opiniões sobre o que leu no artigo.

Confira também: Comprar ou fazer a própria comida, qual é mais vantajoso?

https://www.agenciamaisvoce.com/beneficios-da-berinjela-para-a-saude-saiba-se-a-berinjela-com-agua-realmente-emagrece/