Benefícios do café para a saúde

Benefícios do café

Os benefícios do café relativamente são bastante pesquisado, visto que, o café está presente na vida de muitas pessoas e por esse motivo tem gerado muitas discussões sobre os efeitos dele para a nossa saúde e isso sem sombra de dúvidas instigou pesquisadores a tirar uma conclusão sobre o café no nosso dia-a-dia e é claro que os resultados foram positivos.

O café teve uma história marcante no Brasil, desde a sua colonização onde seu maior produto agrícola e que gerava recursos ao país era justamente ele, pois o solo brasileiro era ideal para o seu plantio e até os dias de hoje é reconhecido pela qualidade do café aqui produzido.

De onde ele vem?

De onde ele vem?

O café é originário do continente africano na região das altas da Etiópia e cresce lá como plantas de bosque, sendo bem comum, contudo, o café por sua vez depois de descoberto sem dúvidas se tornou uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.

No entanto, pode se considerar que o café possui diversos benefícios para a saúde segundo pesquisas feitas sobre a bebida e é claro que como bom amante de café é bom estar ligada nos benefícios que ela pode trazer para seus consumidores.

Veja alguns benefícios do café logo abaixo:

benefícios do café

• Deixa o fígado mais saudável

Beber o café puro realmente melhora o seu fígado, segundo algumas pesquisas sobre o café mostra que pessoas que bebem 4 ou mais xícaras de café por dia, tem 80% de chance a menos de desenvolver cirrose de fígado, contudo, podendo evitar também o câncer de fígado.

• Reduz o risco de diabetes tipo 2

O café diminui 7% de chance de desenvolver diabetes do tipo 2 por cada xícara consumida, por exemplo se você consumir cerca de 4 xícaras por dia é bem provável você ter 28% a menos a chance de adquirir diabetes do tipo 2, relacionados a outras pessoas que não consomem.

• O café possui nutrientes importantes para a saúde

café em grãos

Como por exemplo as vitaminas B2 B3 e B5, manganês, magnésio e potássio, sendo o mais interessante é que o corpo humano absorve mais os nutrientes do café do que de frutas e verduras. Além de ser uma fonte grande de antioxidantes.

• Estimula a inteligência

Uma das maiores substâncias que compõe o café é a cafeína que é um potente estimulante psicoativo. Quando ingerido, parte dessa substancia vai diretamente no cérebro o que estimula a melhora do raciocínio, memoria e o funcionamento cognitivo geral.

• Tem a função de limpar seu organismo

O café é um ótimo diurético, sendo ele responsável por melhorar o processo do organismo em se livrar das bactérias e vírus através da urina, entretanto, porque a tendência é de você ir mais vezes no banheiro para urinar quando está consumindo café, do que quando você não está.

• O café reduz o mal de Parkinson

mal de Parkinson

O mal de Parkinson ocorre devido à queda de dopamina do organismo e o café tem o poder de aumentar relativamente os níveis de dopamina no cérebro, alguns estudos afirmam que consumir a bebida reduz de 30% a 60% o risco de desenvolver a doença.

• Estimula o metabolismo

O café pode ser um grande aliado para quem deseja emagrecer. Isto porque a cafeína é uma das substancias que mais estão associadas a queima de gordura sendo possível encontrar em quase todos os suplementos relacionados a perda de peso.

Isto porque beber café estimula cerca de 11% o metabolismo das pessoas que o consomem, mas claro que você não deve tomar somente o café esperando que ele vá te ajudar a emagrecer, auxilie uma boa xicara de café a exercícios físicos.

• Diminui os riscos de desenvolver doenças relacionadas ao mal de Alzheimer e demência

 Alzheimer

A cafeína presente no café tende a colaborar com a memória visto que ele auxilia no funcionamento de alguns neurotransmissores do cérebro.

Pessoas que bebem café diariamente tem 65% chances a menos de desenvolver doenças neurodegerativas, pois as mesmas trabalham mais o cérebro ao consumir café.

• Ajuda a combater a depressão e melhora o humor

depressão

Conhecida como a substância do prazer a dopamina não só colabora na prevenção do mal de Parkinson como também ajuda a melhor o nosso humor e diminui em 20% a chance de nos tornarmos deprimidos.

Chamar uma pessoa deprimida para tomar um café pode ajudar e muita, na hora dela conseguir se libertar da depressão.

• Diminui a chance de desenvolver doenças cardíacas

Beber café diminui em 20% as chances de você desenvolver doenças cardíacas e derrames, em suma é ótimo para a saúde vascular, o café aumenta a frequência a cardíaca. Além disso beber algumas xícaras de café por dia é o equivalente a uma caminhada para beneficiar o coração.

• Reduz o risco de alguns tipos de câncer

Principalmente os relacionados ao estomago, foi constatado que consumir cerca 4 a 5 xicaras de café pode reduzir em 15% as chances de desenvolvimento de câncer nessas áreas que por sinal são uma das maiores causas de morte por câncer. Além do café reduzir em 20% de câncer de pele normalmente ocasionado em mulheres.

Depois de tantos benefícios do café fica ainda mais irresistível tomar um cafezinho na manhã ou à tarde, que tanto amamos e que nos proporciona benefícios incríveis para a saúde. Por isso se curte um café pode consumi-lo sempre que sentir vontade.

Mas vale lembrar que nem por isso é correto tomar litros de café pois ele consumido perto da hora de dormir pode atrapalhar, pois a cafeína pode fazer você ter insônia e perder a vontade de dormir até o efeito passar no seu organismo.

Mas tomar com consciência, o café sem dúvidas é um grande aliado da saúde, não deixe de comentar suas curiosidades e sugestões de artigos que gostaria de estar lendo.

Confira também: Benefícios do chocolate para a saúde

https://www.agenciamaisvoce.com/beneficios-do-oregano-para-a-saude/