Benefícios da berinjela para a saúde

Estar em busca por alimentos que possam nos beneficiar é de suma importância em nossas vidas, isto porque a importância que os alimentos têm para nós é o fator determinante para que possamos estar de bem com o nosso organismo e saudáveis, por esse motivo hoje trarei mais um alimento muito rico e que pode ser acrescentado em sua alimentação, portanto veja os benefícios da berinjela para a saúde.

Berinjela

A berinjela é um alimento muito utilizado na culinária desde muito tempo, pois, já se utilizava o fruto a mais de 1500 anos atrás, nas regiões entre Ásia e Índia, entretanto, depois de muito tempo ela foi introduzida na Europa pelos árabes que ainda são grandes apreciadores desse alimento.

A berinjela pertence à mesma família do pimentão e é bastante sensível a geadas e tempos de chuva excessiva, contudo, é também um alimento muito rico em propriedades benéficas para a saúde e é também conhecido por ajudar a emagrecer, no entanto veremos sua veracidade logo abaixo, mas antes veja as propriedades e benefícios da berinjela:   

Propriedades da berinjela- benefícios da berinjela para a saúde  

A berinjela como dito anteriormente, possui muitos benefícios para a saúde sendo eles necessários para o bom desenvolvimento do nosso corpo, veja abaixo:

  • Rica em antioxidantes
  • Vitamina B e C
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Potássio
  • Ferro
  • Fosforo
  • Zinco
  • Fibras
  • Carboidratos

A berinjela é rica em muitos nutrientes e seu consumo regular pode trazer muitos benefícios para a saúde tais como os que estarei listando abaixo:

berinjela

Benefícios da berinjela para a saúde:

Veja os principais benefícios que a berinjela pode trazer para a sua saúde quando introduzida em sua alimentação com uma certa frequência:

A berinjela é um poderoso antioxidante

A berinjela é um poderoso antioxidante, o que quer dizer que ela tem um grande poder sobre os radicais livres do corpo que oxidam as células, dessa forma, vários fatores que torna o poder antioxidante essencial para a saúde, ele ajuda a combater o envelhecimento precoce que é causado por causa dos radicais livres.

Fundamental para a saúde do cérebro

A berinjela possui certos antioxidantes que auxiliam na regeneração de membranas celulares que compõe o cérebro. E por esse motivo é muito útil para proteger o cérebro de danos causados no cérebro, como doenças. Além disso auxilia na boa memória e atua como um protetor para doenças causadas pela idade.

Saúde cardiovascular

Os nutrientes como vitamina C, B6, potássio e os fitonutrientes presentes na berinjela são fundamentais para a saúde do coração, além disso um outro componente presente na berinjela que contribui para esse resultado satisfatório, que são as antocianinas. Segundo estudos essa substancia quando consumida regularmente, permite que a pessoa não tenha grandes chances de desenvolver problemas de coração.

Energia e bom humor

É muito importante estar de bom humor para que dessa forma você não sofra com doenças relacionadas a estresse acumulado. Portanto, é um alimento muito rico em vitamina B6 que ajuda a potencializar a serotonina em nosso organismo, fazendo com que fiquemos com bom humor, além de nos dar energia para o dia-a-dia.

A berinjela é Rica em fibras

As fibras presentes no alimento são fundamentais para que você possa estar tendo as taxas de açúcar no sangue controlada, além de reduzir os níveis de colesterol. O consumo de fibras também é importante para evitar o surgimento de hemorroidas e prisão de ventre que podem ser um incômodo.

Fundamental para gestantes e o bebe

O consumo da berinjela garante que a gestação possua os nutrientes que necessita para a boa formação do feto. A berinjela também possui os nutrientes necessários para a mãe manter uma gestação saudável e por esse motivo é bastante recomendada para as gestantes.

berinjela

Ideal para diabéticos   

A berinjela possui fibras que ajudam a controlar o açúcar no sangue e por esse motivo é muito importante estar presente na mesa de quem possuí a doença pois ela pode ser uma grande auxiliar na hora de manter a doença nas rédeas. Além de ser comprovado que também previne a hipertensão.

Berinjela com água ajuda a emagrecer?

A resposta é sim! A água de berinjela ajuda a emagrecer, mas claro quando combinadas com exercícios físicos. A berinjela em si ajuda a emagrecer, isto por que ela é pobre em gorduras e rica em fibras o que ajuda a dar saciedade por mais tempo.

Contudo sua agua possui uma fonte grande antioxidantes e vitaminas que favorecem uma ação diurética no organismo e por esse motivo ajuda a reduzir a sensação de inchaço e promove o emagrecimento.

Bom esses foram os benefícios sobre a berinjela que você precisava saber, para que possa ter uma vida saudável, se alimentando bem e com alimentos deliciosos que podem estar fazendo parte das suas refeições de diversas maneiras diferentes. Não deixe de comentar e dizer o que achou do artigo, para que dessa forma a qualidade possa aumentar e satisfazer ainda mais a sua curiosidade.

Confira também: Produtos naturais fazem bem a saúde, confira quais!

https://www.agenciamaisvoce.com/dieta-paleolitica-para-a-saude/