Benefício do ovo para a saúde

O ovo é um alimento que vai muito além do que imaginamos, quando se trata de saúde, isso porque ele te proporciona uma série de benefícios necessários para o nosso organismo e é sem dúvidas indispensável em uma dieta fitness. Fique comigo e conheça os Benefícios do ovo para a saúde.

O ovo é um alimento muito popular no mundo todo, e o da galinha é o mais popular dentre eles, ou seja, é o qual mais consumimos. Mas, você sabia que o ovo oferece benefícios a saúde, ou assim como eu só come por que gosta mesmo?

Ovos

Se você ainda não conhece os benefícios deixa que eu te conto, afinal, conhecer melhor os alimentos que temos por perto é muito bom e nos ajuda a saber qual a melhor maneira de utilizar seus benefícios nas nossas refeições no nosso dia-a-dia. Portanto eu sugiro que fique comigo e conheça os benefícios e propriedades do ovo, segue abaixo:

Propriedades e benefícios do ovo para a saúde 

O ovo possui muitas propriedades que fazem muito bem para o nosso organismo e são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. Veja abaixo suas principais propriedades:

  • Ácidos graxos saturados e insaturado
  • Proteínas
  • Lipídeos
  • Colesterol
  • Carboidratos
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Ferro
  •  Potássio
  • Cobre
  • Zinco
  • Retinol cobre
  • Tiamina
  • Retinol (vitamina A)
  • Riboflavina
  • Niacina
ovo

Essas foram as propriedades fundamentais para a nossa saúde, lembrando que essa tabela é baseada no valor nutricional do ovo cru e por esse motivo, depois de cozido pode ter sua tabela alterada, como por exemplo a perda de alguns nutrientes. Veja agora os benefícios que o ovo proporciona para a nossa saúde:

Benefícios do ovo para a saúde:

Corpo em forma

A proteína que está presente no ovo auxilia no ganho de massa magra, além de cuidar da manutenção dos músculos. Contudo, graças a proteína do ovo, é possível ter um maior tempo de saciedade, o que colabora com a perda de peso. No entanto, o ovo possui calorias suficientes para dar um efeito contrário caso seu consumo seja maior do que o recomendado.

Benefícios do ovo para o bom funcionamento do cérebro

Devido a sua quantidade relativa de vitaminas e minerais, o ovo colabora com a manutenção e bom funcionamento do cérebro, além disso, o ovo também pode ser muito útil para a memória o que leva a crer como um alimento que previne o mal de Alzheimer.

Ovo

Melhora o sistema imunológico

Os ovos contem em sua composição muitas vitaminas e minerais que colaboram com as células de defesa do organismo, e por esse motivo o torna um grande aliado para quem necessita proteger seu sistema imunológico, contra vírus como a gripe por exemplo.

Diminui o risco de doenças do coração

A colina é um nutriente que faz arte do complexo B e é essencial para a quebra de alguns aminoácidos homocisteína, entretanto, está ligado a doenças do coração. Portanto o consumo regular do ovo em sua alimentação pode colaborar muito com a saúde do coração e evitar doenças cardíacas como o infarto.   

Saúde dos olhos

Os carotenoides luteína e zeaxantina presente no ovo são ótimos aliado para prevenção da degeneração macular que a principal causa de doenças que podem afetar os olhos. Portanto para evitar doenças como a cataratas é necessário ter um consumo regular de ovos em sua alimentação.

Benefícios dos ovos para o Sistema muscular

Os ovos contem em sua composição uma proteína que se chama albumina, essa proteína colabora com o desenvolvimento saudável dos músculos e ainda graças aos 9 aminoácidos presentes na clara do ovo ainda é possível ter uma maior recuperação dos músculos de modo que o ovo se torna um aliado em potencial para quem está fazendo musculação e precisa criar massa muscular, pois o ovo de aliado na dieta é uma ótima fonte de proteínas.

Modos de preparo para aproveitar os benefícios dos ovos

Conhecemos tantas receitas com ovos que ficamos em dúvidas de como prepara-lo, como podemos aproveitar melhor de seus benefícios, pensando nisso darei algumas ideias para que você esteja preparando seus ovos de maneira saudável e muito saborosa, sem contar que somente o ovo cozido já um preparo em tanto e muito bom.

Receitas com ovos para aproveitar os benefícios

Ovo poche

Ovo poche

São uma maneira não tradicional de preparar ovos, mas se deseja fazer, basta somente quebrar um ovo cuidadosamente em uma panela com agua fervente com um pouco de sal e vinagre. Deixe cozer por cerca de alguns minutos e depois é só escoar e comer.

Farofa de ovo

Farofa de ovo

Para fazer a farofa, você vai precisa de 4 colheres de farinha de mandioca, para cada um ovo e depois basta coloca-lo em uma frigideira antiaderente ou com um fio de óleo e esperar até que ele comece a cozinhar. Depois acrescente a farinha e mecha bem para que ele vire uma farofa e depois é comer.

Omelete

Omelete

Para fazer você vai precisar dos seguintes ingredientes; 2 ovos, 1 colher de salsa fresca, queijo, cenoura ralada. Bata os ovos e acrescente os outros ingredientes, depois coloque sal a gosto e coloque a mistura em uma frigideira com um fio de óleo pincelado nela toda. Depois disso cuide para que não queime e depois se sirva.

Contudo esses foram os benefícios que o ovo tem para oferecer e sem dúvidas depois desse artigo você começará a acrescentar o ovo em sua rotina de treino ou somente para auxiliar na saúde e bom funcionamento do corpo. Portanto não deixe de se alimentar bem, com alimentos que são de baixo custo e que fazem toda a diferença na nossa saúde. Leia também os benefícios do limão para a saúde. .Não deixe de comentar, diga sua opinião, dê sugestões e vamos interagir sobre novos artigos que seriam legais de ver aqui no blog.

Confira também: Vitamina D ajuda na imunidade #9alimentos

https://www.agenciamaisvoce.com/beneficios-do-oregano-para-a-saude/