Ansiedade que auxilia e que prejudica

As pessoas que sofrem com a ansiedade sabem o quanto ela é perturbante! Passamos horas e horas pensando em algo que ainda nem aconteceu ou até mesmo que jamais irá acontecer!

A ansiedade é capaz de fazer com que seu coração acelere, sua respiração fique ofegante e que você sinta sua garganta tampando, é realmente desesperador e cruel!

Mas, há ansiedade, que parece até mesmo ser uma “mediunidade”, você começa a se sentir diferente a semana inteira, mas, não imagina porque está assim, de repente, você recebe uma notícia boa, um aumento salarial ou algum reconhecimento!

Portanto, iremos falar sobre a ansiedade que auxilia e a ansiedade que prejudica!

Qual é a sensação de ter ansiedade?

A sensação da ansiedade é a pior possível, as pessoas passaram a romantizar muito a ansiedade, e dizerem que estão ansiosos por qualquer coisa, mas, na realidade a ansiedade não é simplesmente ficar balançando os pés ou ficar roendo as unhas!

Seus sintomas são vários e todos são desconfortáveis, portanto, se você não tem uma ansiedade elevada, se sinta privilegiado!

Os sintomas são pensamentos acelerados, auto sabotagem (que é um dos piores sintomas), sentir as veias do pescoço batendo igual os batimentos do coração, deitar na cama e não conseguir dormir por conta das preocupações que muitas vezes são “inventadas inconscientemente por nós mesmos”, entre outros sintomas totalmente desconfortáveis!

Sintomas positivos da ansiedade

Por mais difícil que seja dizer isso, ainda podemos tirar proveito da ansiedade, mesmo que sejam poucos, mas, geralmente a ansiedade é um distúrbio de pessoas que são preocupadas, e ter preocupações é quase um sinônimo de empatia e honestidade!

Há pessoas com ansiedade que não conseguem dormir quando brigam com alguém, ficam se julgando, mesmo que a culpa não seja delas, não que isso seja um ponto positivo, mas, podemos perceber o quanto essas pessoas têm empatia e consideração pelos outros!

Os sintomas positivos da ansiedade, é você pagar suas contas em dia, resolver conflitos o quanto antes, realizar projetos e já imaginar milhões de caminhos para que ele possa ser realizado, ter mais dedicação e ser mais persistente em coisas que realmente quer conquistar!

Se tem algo que faz uma pessoa ansiosa produzir mais em seu trabalho, seja ele autônomo ou algum trabalho que ela goste de exercer, é dar a ela um cronometro! O fato dos minutos correrem faz com que ela se sinta na missão de produzir até o ultimo segundo em menos tempo possível! Isso também é um ponto positivo se pensarmos em trabalho!

Ponto negativo da ansiedade

A autocritica é o que faz com que a pessoa ansiosa tenha algumas crises de choro descontrolado, podendo desenvolver crise de pânico também!

Os pensamentos acelerados ficam dando sugestões totalmente cruéis a nós mesmos, e apesar de sabermos que não somos aquilo que nosso pensamento nos julga, o fato de ficar lutando contra a mente desgasta tanto, consome tanto nossa energia, que podemos ficar a noite inteira acordados, olhando para o teto ou chorar sem ter ninguém para nos abraçar!

Sem dúvidas esse é o estágio de mais solidão de alguém que tenha ansiedade com insônia, é perceber que todos estão dormindo e somente você está acordado lutando internamente com essa ansiedade que parece não ter fim!

Ansiolíticos e preconceito

Infelizmente a grande mídia e até mesmo nossa família tem em sua consciência que “tomar remédio, passar em psiquiatra é caso de loucura” e por esse motivo, nós mesmos criamos em nos um preconceito gigante sobre tomar remédio e fazer consultas com psiquiatras!

E assim, infelizmente nós só vamos procurar esses profissionais quando o estágio da doença já está mais avançado, porém, ao fazer a consulta e tomar os remédios indicados, percebemos o quanto nosso preconceito também atrapalhou em nosso tratamento!

Na realidade, ao consultar um psiquiatra um psicólogo, fazer um tratamento, você não está sendo louco de fazer isso, dessa forma, você está sendo mais consciente do que todos, todo mundo necessita de um tratamento psicológico, em algum estágio da vida tomar alguns remédios para amenizar o momento!

Ninguém é totalmente forte psicologicamente para enfrentar um mundo insano e desigual, ainda mais se você for uma pessoa sensível que pensa muito nos outros!

https://www.agenciamaisvoce.com/voce-tem-dificuldade-de-concentracao/
Rolar para cima