Ações compradas de uma empresa que foi vendida

Já imaginou adquirir ações de uma empresa e descobrir que ela foi vendida? O que acontece com o seu investimento? Essa são as dúvidas de muitos investidores ao perceberem que compraram ações que acabou por ser vendida. Nesse artigo quero que entenda tudo e não fique com dúvidas a respeito.

É de fato inusitado comprar ações de uma empresa e perceber que ela está sendo vendida, neste caso é importante estar atento a todas as ações que a empresa terá, pois dessa forma você como um acionista minoritário ainda possui direitos sobre as ações de determinadas empresas, pois afinal, mesmo que possua menos direitos, ainda se é um dos donos da empresa.

ações

Acionista minoritário

Primeiramente é importante ter em mente que você não perderá o seu dinheiro, isso porque você apesar de não ter tanto poder dentro da empresa, ainda possui poderes que asseguram o seu dinheiro para que não perca nada.

Além disso como agente minoritário você ainda é um dos donos da empresa então não deve se preocupar mesmo que ela seja vendida entre os outros acionistas com maior poder, que no caso seriam os majoritários.

Ações preferenciais e ações ordinárias de uma empresa

É muito importante entender mais sobre ações preferenciais e ordinárias para saber qual é o seu poder.

As ações ordinárias te dão direito ao voto, logo quando você vota tem poder de estar determinando as ações que acontecem na empresa, assim o acionista tem voz dentro de uma empresa. Logo os acionistas ordinários têm o poder de controlar todas as ações de empresas e decidir o que acontece com elas.

Já as preferenciais têm pleno direito no recebimento dos dividendos dos acionistas. Por isso a palavra preferencial. No entanto eles não possuem direito a votar sobre as ações da empresa, e isso é o que difere tanto os preferenciais como os de ações ordinárias.

gráfico de ações

O que acontece quando a empresa é vendida para outra

Normalmente quando uma empresa é vendida para uma outra, acontece uma troca de ações dentro da empresa. Ou seja, as ações que foram compradas por você passam a fazer parte de outra empresa na qual você continua como acionista. Portanto não há possibilidades de você estar perdendo alguma ação.

Ou existe a possibilidade de ocorrer uma Oferta Pública de Aquisição, o que basicamente significa que os novos compradores podem querer comprar de uma vez todas as ações minoritárias, o que da mesma forma ainda você teria todo o seu dinheiro de volta, portanto não há possibilidade de perda nestes casos.

Logo se for recusado a proposta inicial, as ações dos minoritários passarão por um leilão onde terão suas ações ofertadas até um valor no qual seja o suficiente para cobrir o que o acionista pede.

De qualquer forma sem dinheiro não sai, portanto sem preocupações e corra atrás para saber dos seus direitos como acionista e não perca dinheiro de investimentos com assuntos das empresas na qual você investiu. 

https://www.agenciamaisvoce.com/saiba-como-lidar-com-um-aumento/