12 hábitos para gastar menos e poupar mais

Gastar menos é algo fundamental e para muitos pode se tornar uma tarefa difícil. Certamente, mudar a rotina e seus hábitos consumistas, trocar, por exemplo, uma refeição fora por um lanche que você mesma o preparou antes de sair de casa já pode ser uma das mudanças iniciais que sua rotina irá sofrer para alcançar isso.

Estar abertos a pequenas mudanças no seu dia a dia, no seu estilo de vida já se torna um start, para muitos brasileiros é impossível economizar por receber um salário incompatível com sua renda, por isso muitos sofrem muita dificuldade em separar um dinheiro que provavelmente vai ser gasto em um fim de semana comendo fora ou em um happy hour com os amigos. A grande questão para quem realmente quer criar hábitos diários para economizar é estar aberto ao uma nova vida.

Crie um dia na semana com custo zero

Se acaso você é uma daquelas pessoas em que gastam todo dia um pouquinho, sendo comendo algo rápido na rua ou bebendo algo, pois bem, essa é para você mesmo. Então, criar um dia para não ter nenhum gasto sem ser o necessário, é uma maneira de economizar sem fazer muito esforço, somente com essa dica já tenho certeza que fazendo as contas de quanto em media gasta por dia e qual é o tamanho da sua economia. Quando colocamos tudo na ponta do lápis fica mais fácil visualizar o problema.

Conta de celular


Se acaso você pertence ao grupo de pessoas que não conseguem viver sem celular, sem rede social e muito menos internet, essa dica é para você. Pacotes de dados tendem a custar muito caro além de sempre estar aumentando planos. Uma forma de economizar é pesquisando valor de pacotes inferiores, mesmo que o seu atual atenda todas as suas necessidades, esta também é uma maneira de fazer sobrar um dinheiro no final do mês.

Comprar

Esperar até o próximo mês para efetuar uma compra pode te auxiliar e muito. Aliás, tem a certeza que você realmente precisa daquilo com toda certeza vai te mostrar com muito mais clareza suas reais necessidades.

Use dinheiro

No entanto, um erro muito comum cometido por grande parte das pessoas é utilizar o cartão de credito como dinheiro extra, mas não, o cartão de credito serve somente para auxiliar em meses não tão bons e para emergências. Pague tudo em dinheiro, já vi pessoas com dinheiro na mão e mesmo assim usando o cartão de credito por não desejar ficar sem dinheiro, mas afinal, se não pode gastar seu dinheiro como você pode gastar em um cartão de credito? Gaste somente o valor que você tiver disponível.

Cartão de credito

Como dito anteriormente, evitar usar cartões de creditos pode te trazer uma economia gigante, deixar o cartão de credito na casa durante alguns dias da semana pode te fazer economizar sem perceber. Cartões estão ali apenas para te ajudar, não use sem a consciência do quanto ele pode te prejudicar.

Aposte em Genéricos.

Genéricos são uma boa saída para quem esta tentando economizar diariamente. Desde remédios como alguns alimentos, mas principalmente em relação a produtos de limpeza em que não existe tanto preferência por marca, são pequenas coisas que não reparamos no dia a dia, mas que vale ter um olhar com um pouco mais cuidadoso pois sua economia pode estar ali.

Cortar gastos é gastar menos

Se você é um daqueles que pagam academia, mas nunca vão, tem TV a cabo, mas nunca assiste ou ter a netflix já sendo debitada todo mês automaticamente e sem uso? Bem, um dia a ficha caia e quando olhamos em volta conseguimos enxergar o quanto de gastos inúteis conseguimos ter durante o mês. Coloque como prioridade o que mais us,  cortar também o lazer como uma maneira de economia não é nada saudável.

Cuidado com os Barzinhos

Sim, isso mesmo, mesmo indo ao famoso barzinho depois do trabalho ou da faculdade com os amigos 2 vezes por mês, opte por programas mas baratos e sem abrir mão de sua vida social. Com toda certeza, o que você gasta em duas visitas a aquele bar onde você e seus amigos marcam presença, pode te garantir talvez uma visita em sua casa com seus amigos tomando uma cerveja. Parece que não, mas isso vai te proporcionar uma bela economia no final do mês, você vai gastar menos!

Desapegue para gastar menos

Uma maneira de conseguir um dinheiro extra por meio da internet é com o desapego de roupas e objetos que a eras você não usa ou nem lembrava que existe. Vale a pena perder algumas horinhas para separar essas coisas e claro, para manda-la embora de vez e te garantindo um dinheiro a mais no final do mês.

 Não comprar coisas novas de primeira.

Uma maneira de se economizar também é pesquisando valores, comprar algo novo nem sempre é um bom negocio, já que hoje são comuns grupos para desapegos, de roupas, carros, casas, livros, eletrodoméstico etc. e uma lista infinitas de coisas, literalmente tudo o que você precisa você pode encontrar ali, então vale a pena ter um pouco mais de paciência e não sair por ai comprando tudo.

Use suas Habilidades e gaste menos.

Caso você tenha alguma habilidades não se hesite em usa-la para complementar sua  renda seja cozinhando, escrevendo, costurando etc…
Assim você vai gastar menos dinheiro.

Crie metas para gastar menos

Ter uma poupança ira te ajudar e muito na hora de gastar menos e guardar seu dinheiro. Ver o dinheiro em sua conta pode te trazer uma motivação maior para continuar pois por mais que sejam coisas pequenas a economia é grande.

Essas são algumas formas de economizar diariamente, como disse no inicio, economizar não é fácil, mas é possível.

Veja também Como economizar em seus vícios.